Aula sobre Modo Imperativo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O modo imperativo é uma forma verbal que indica ordens, conselhos, pedidos, sugestões ou convites. Ele é muito presente no nosso cotidiano, seja em situações formais ou informais: quando um policial pede para um cidadão parar na rua, quando um pai dá uma ordem ao filho, quando um professor pede para os alunos ficarem em silêncio. Neste material, utilizaremos a metodologia Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos para realizar atividades sobre o modo imperativo.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e suas características principais. Em seguida, divida os alunos em três grupos para realizarem a rotação por estações.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1: VídeoDisponibilize um vídeo explicando o modo imperativo. Os alunos deverão assistir ao vídeo e anotar as principais características do modo verbal.
Estação 2: Texto
Distribua um texto com exemplos de frases no modo imperativo. Os alunos deverão ler e identificar o modo verbal nas frases.
Estação 3: Exercícios
Disponibilize um texto com lacunas sem o modo imperativo. Os alunos deverão ler o texto e adicionar frases no modo imperativo. Avalie o desempenho de cada grupo.
Etapa 3 - Socialização das Produções
Os alunos deverão compartilhar suas impressões com a turma. Comente e faça as correções necessárias.Etapa 4 - Conclusão
Recapitule o que foi aprendido durante a aula e reforce as principais características do modo imperativo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de utilizar conhecimentos gramaticais e linguísticos;
- Desenvolvimento do senso crítico dos alunos;
- Estímulo da interação e cooperação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta do modo imperativo em frases;
- Participação efetiva na rotação por estações;
- Preenchimento correto das frases no modo imperativo.
Ações do professor
- Preparar materiais pedagógicos para as estações;
- Orientar e acompanhar os alunos durante a rotação por estações;
- Avaliar as atividades dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo e identificar as principais características do modo imperativo;
- Identificar frases no modo imperativo e seu significado;
- Preencher o texto com frases no imperativo e compartilhar suas impressões com a turma.