Aula sobre Modo Imperativo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O modo imperativo é usado para dar uma ordem ou conselho a alguém. Neste material, vamos aprender sobre o modo imperativo e como ele é utilizado na língua portuguesa. Para isso, trabalharemos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, e os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Antes da aula, indique um material que explique o modo imperativo e como ele é utilizado na língua portuguesa para que os alunos estudem em casa.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Em sala de aula, tire possíveis dúvidas sobre o tema e divida a turma em grupos. Em seguida, os grupos deverão criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento dos mapas conceituais

    Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma e explicar como chegaram a cada uma das ideias. Você pode fazer perguntas para a turma e para os grupos para que todos possam aprimorar o entendimento sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como o modo imperativo é utilizado na língua portuguesa, como em receitas de culinária, manuais de instrução, entre outros.

  5. Etapa 5 - Exercícios

    Os alunos devem fazer exercícios de fixação para praticar o que foi aprendido na aula. Você pode utilizar exercícios de livros didáticos ou criar seus próprios exercícios.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Realize uma discussão em grupo sobre a importância do modo imperativo na língua portuguesa e como ele pode ser utilizado em situações cotidianas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os pontos mais importantes abordados e destacando a importância do modo imperativo na língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais;
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de análise e síntese de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual;
  • Resolução correta dos exercícios propostos;
  • Apresentação clara e objetiva dos mapas conceituais.

Ações do professor

  • Explicar o que é o modo imperativo e como ele é utilizado na língua portuguesa;
  • Dividir os alunos em grupos para a criação do mapa conceitual;
  • Realizar a discussão em grupo sobre a importância do modo imperativo na língua portuguesa.

Ações do aluno

  • Ler o texto explicativo sobre o modo imperativo;
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema;
  • Participar ativamente na discussão em grupo sobre o tema.