Modo subjuntivo

Nessa aula de Português, vamos aprender sobre os modos verbais. Vamos começar com o modo subjuntivo. Vamos juntos?


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual é o nome do tempo verbal destacado em negrito na frase: "Espero que a festa já tenha terminado quando eu chegar em casa"?

    A) Presente do subjuntivo.

    B) Pretérito perfeito do subjuntivo.

    C) Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Entre Pares:

    O modo subjuntivo é um tema bastante presente em nossa língua portuguesa, sendo fundamental para a construção de frases com diferentes intenções e sentimentos. Ele é utilizado em situações que expressam desejos, hipóteses, possibilidades, incertezas, sugestões, entre outros. Por exemplo, "Se eu pudesse, gostaria de viajar pelo mundo" ou "Tomara que chova hoje". Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O modo subjuntivo é uma das formas verbais mais complexas da língua portuguesa, mas é fundamental para a construção de sentenças mais elaboradas e para a expressão de desejos, hipóteses e possibilidades. É comum encontrarmos o modo subjuntivo em textos literários, mas ele também é muito utilizado em textos jurídicos e na linguagem coloquial. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a _Aprendizagem_ _b__aseada em_ _p__roblemas_, criando um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. A intenção é tornar a aula mais envolvente e didática, incentivando o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos.
    Atividade completa
  5. 5. Ensino Híbrido:

    O modo subjuntivo é um assunto importante para os estudantes, pois é uma parte fundamental da gramática da língua portuguesa. Com ele, é possível expressar desejos, hipóteses, suposições, possibilidades e outros tipos de situações que não são consideradas reais ou concretas. O modo subjuntivo é encontrado em diversas situações do cotidiano, como em frases de conselhos, sugestões, dúvidas, medos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o modo subjuntivo e desenvolverão a habilidade de utilizá-lo ao produzir textos.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    O modo subjuntivo é um assunto gramatical que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano dos estudantes. Ele é utilizado para expressar possibilidades, hipóteses, desejos, sentimentos, entre outros. Por exemplo, em frases como "eu gostaria que você viesse comigo" ou "se eu pudesse, iria viajar o mundo inteiro". Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa _Rotação por estações_ para tornar o aprendizado mais envolvente e didático para os alunos.
    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    O modo subjuntivo é uma forma verbal que expressa possibilidade, desejo, hipótese, suposição, entre outras ideias. Ele é muito utilizado na língua portuguesa e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como, por exemplo, em frases como "Tomara que eu passe no vestibular" ou "Se eu tivesse dinheiro, compraria um carro novo". Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o modo subjuntivo e como utilizá-lo corretamente em suas produções textuais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema.
    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    O modo subjuntivo é um dos modos verbais da língua portuguesa que indica incerteza, possibilidade, desejo, hipótese, entre outros. Ele é encontrado em diversas situações do cotidiano, como em conversas informais, na leitura de textos literários, em notícias de jornais e revistas, em discursos políticos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o modo subjuntivo e suas formas verbais, bem como suas aplicações em diferentes contextos. Para isso, serão utilizadas atividades da metodologia ativa _Design Thinking_, em que os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: