Aula sobre Modo Subjuntivo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O modo subjuntivo é uma das formas verbais mais complexas da língua portuguesa, mas é fundamental para a construção de sentenças mais elaboradas e para a expressão de desejos, hipóteses e possibilidades. É comum encontrarmos o modo subjuntivo em textos literários, mas ele também é muito utilizado em textos jurídicos e na linguagem coloquial. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a _Aprendizagem_ _b__aseada em_ _p__roblemas_, criando um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. A intenção é tornar a aula mais envolvente e didática, incentivando o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema do modo subjuntivo, explicando sua definição e como ele é utilizado na língua portuguesa. Em seguida, apresente exemplos práticos de textos que utilizam o modo subjuntivo.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente aos alunos um problema relacionado ao uso do modo subjuntivo, como, por exemplo: "Como utilizar o modo subjuntivo para expressar hipóteses e possibilidades?". Os alunos deverão discutir em grupo possíveis respostas para o problema apresentado.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá criar uma lista de possíveis soluções para o problema apresentado na etapa anterior. O objetivo é estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão apresentar suas soluções para o problema apresentado e justificar suas escolhas. Auxilie-os na correção e na explicação do uso correto do modo subjuntivo em cada caso.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deverá criar um diário de bordo, contendo os campos de _Problema_, _Geração de_ _a__lternativas_ e _Solução_. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de aplicar o modo subjuntivo em diferentes contextos, além de trabalhar em equipe e estimular a criatividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Ao final da aula, cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma. Avalie a aplicação correta do modo subjuntivo em cada caso.

  7. Etapa 7 - Reflexão e feedback

    Promova uma reflexão sobre o trabalho realizado em grupo e sobre o uso do modo subjuntivo. Os alunos poderão dar feedback sobre a metodologia utilizada e sugerir possíveis melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o modo subjuntivo de forma correta e adequada em diferentes contextos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na resolução de problemas relacionados ao uso do modo subjuntivo.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Aplicação correta do modo subjuntivo em diferentes contextos.
  • Criatividade e originalidade na resolução dos problemas apresentados.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos no trabalho em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva do diário de bordo.
  • Reflexão crítica sobre o trabalho realizado em grupo e sobre o uso do modo subjuntivo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos do uso do modo subjuntivo.
  • Estimular a discussão e a reflexão dos alunos sobre os problemas apresentados.
  • Auxiliar os grupos na correção e na explicação do uso correto do modo subjuntivo.
  • Avaliar a aplicação correta do modo subjuntivo em cada caso.
  • Promover a reflexão crítica sobre o trabalho realizado em grupo e sobre o uso do modo subjuntivo.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo possíveis respostas para os problemas apresentados.
  • Criar uma lista de possíveis soluções para o problema apresentado.
  • Apresentar e justificar suas soluções para o problema apresentado.
  • Criar um diário de bordo, contendo os campos de _Problema_, _Geração de_ _a__lternativas_ e _Solução_.
  • Dar feedback sobre a metodologia utilizada e sugerir possíveis melhorias.