Aula sobre Modo Subjuntivo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O modo subjuntivo é um tema bastante presente em nossa língua portuguesa, sendo fundamental para a construção de frases com diferentes intenções e sentimentos. Ele é utilizado em situações que expressam desejos, hipóteses, possibilidades, incertezas, sugestões, entre outros. Por exemplo, "Se eu pudesse, gostaria de viajar pelo mundo" ou "Tomara que chova hoje". Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o que é o modo subjuntivo, apresentando exemplos de frases que o utilizam. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Explicação da metodologia e divisão dos grupos

    Explique o que é a metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_ e como ela será utilizada na aula. Em seguida, divida a turma em grupos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo receberá uma folha de papel A3 e deverá criar um mapa conceitual sobre o modo subjuntivo. A ideia central será o próprio modo subjuntivo e as sub-ideias serão os diferentes usos desse modo, como "desejos", "hipóteses", "possibilidades", "incertezas", "sugestões", entre outros. O mapa deve ter pelo menos 2 níveis de profundidade, com exemplos práticos para cada sub-ideia.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as diferentes sub-ideias e seus exemplos práticos. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre cada apresentação.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos se reunirão com outros grupos para discutir as semelhanças e diferenças entre seus mapas conceituais, comparando as diferentes sub-ideias e exemplos práticos. Circule pela sala, auxiliando os alunos durante a discussão.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Cada grupo produzirá um pequeno texto utilizando o modo subjuntivo em pelo menos três situações diferentes. Dê sugestões de temas, como "o que gostaria de fazer nas férias" ou "como seria se pudesse voar".

  7. Etapa 7 - Socialização dos textos

    Cada grupo lerá seu texto para a turma, que poderá fazer comentários e sugestões de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o modo subjuntivo em diferentes situações.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de produção textual dos alunos.
  • Promover a troca de conhecimentos e a colaboração entre os alunos.
  • Reforçar o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do modo subjuntivo em diferentes frases.
  • Qualidade do mapa conceitual produzido.
  • Utilização correta do modo subjuntivo nos textos produzidos.
  • Cooperação e participação dos alunos durante a atividade.
  • Habilidade de comunicação oral e escrita dos alunos.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada.
  • Auxiliar os alunos durante a criação do mapa conceitual e na produção textual.
  • Estimular a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Propor temas interessantes para a produção textual.
  • Avaliar e dar feedback aos alunos sobre seu desempenho durante a atividade.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente o modo subjuntivo em diferentes frases.
  • Colaborar na criação do mapa conceitual e na produção textual.
  • Participar ativamente durante a atividade.
  • Comunicar-se de forma clara e eficiente durante a apresentação dos mapas e textos.
  • Receber feedback e utilizar as sugestões do professor para melhorar seu desempenho.