Aula sobre Modo Subjuntivo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O modo subjuntivo é um dos modos verbais da língua portuguesa que indica incerteza, possibilidade, desejo, hipótese, entre outros. Ele é encontrado em diversas situações do cotidiano, como em conversas informais, na leitura de textos literários, em notícias de jornais e revistas, em discursos políticos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o modo subjuntivo e suas formas verbais, bem como suas aplicações em diferentes contextos. Para isso, serão utilizadas atividades da metodologia ativa _Design Thinking_, em que os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do modo subjuntivo e suas formas verbais, por meio de exemplos práticos e didáticos, buscando despertar o interesse dos alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas e irão criar um mapa de empatia sobre o tema "modo subjuntivo". Cada grupo deve preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender quais as funções do modo subjuntivo e como ele é percebido em diferentes contextos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar seus mapas de empatia para a classe e discutir as principais ideias e insights obtidos durante a criação dos mapas.

  4. Etapa 4 - Atividade de escrita

    Oriente os alunos na escrita de um texto em que utilizem o modo subjuntivo de forma adequada e criativa, levando em conta as informações obtidas no mapa de empatia. Dê feedback e orientações durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Debate

    Estimule um debate sobre a importância do modo subjuntivo e como ele pode ser utilizado para expressar diferentes ideias e sentimentos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam durante a aula e como podem aplicar esse conhecimento em sua vida cotidiana.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a atividade de escrita e o debate em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, como o modo subjuntivo, para produzir textos adequados e criativos.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a importância do modo subjuntivo em diferentes contextos e situações.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos durante a criação do mapa de empatia e a atividade de escrita.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado e criativo do modo subjuntivo na atividade de escrita.
  • Participação ativa e construtiva no debate em grupo.
  • Cooperação e colaboração durante a criação do mapa de empatia e a atividade de escrita.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e exemplos práticos de forma clara e didática.
  • Fornecer feedback e orientações durante a atividade de escrita.
  • Estimular a participação ativa e construtiva dos alunos no debate em grupo.
  • Promover a cooperação e colaboração entre os alunos durante a criação do mapa de empatia e a atividade de escrita.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Colaborar e cooperar com os colegas durante a criação do mapa de empatia e a atividade de escrita.
  • Demonstrar habilidade em utilizar o modo subjuntivo adequadamente e de forma criativa na atividade de escrita.
  • Participar de forma construtiva do debate em grupo.
  • Refletir sobre o que foi aprendido durante a aula e como isso pode ser aplicado em sua vida cotidiana.