Aula sobre Modo Subjuntivo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O modo subjuntivo é um assunto gramatical que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano dos estudantes. Ele é utilizado para expressar possibilidades, hipóteses, desejos, sentimentos, entre outros. Por exemplo, em frases como "eu gostaria que você viesse comigo" ou "se eu pudesse, iria viajar o mundo inteiro". Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa _Rotação por estações_ para tornar o aprendizado mais envolvente e didático para os alunos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre o tema e explique o objetivo da aula. Em seguida, divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Teoria

    Nesta estação, os alunos receberão um material com a explicação teórica sobre o modo subjuntivo. Eles deverão ler e fazer anotações importantes sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Exercícios

    Na segunda estação, os alunos receberão uma lista de exercícios para praticar o uso do modo subjuntivo. Eles deverão responder às perguntas e corrigir em grupo.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Criação

    Na terceira estação, os alunos deverão criar frases utilizando o modo subjuntivo. Dê um tema específico para a turma trabalhar, como "sonhos" ou "viagens". Os alunos deverão criar as frases e compartilhar com o grupo.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Na última etapa, faça uma socialização com a turma. Cada grupo deverá apresentar o que foi trabalhado em sua estação. Os alunos poderão compartilhar as frases criadas e discutir sobre a teoria e exercícios.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforçará a importância do modo subjuntivo no uso da língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o modo subjuntivo ao produzir textos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de frases com o modo subjuntivo.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e participativa para os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
  • Correção dos exercícios.
  • Criatividade na criação das frases com o modo subjuntivo.
  • Capacidade de aplicar a teoria aprendida na prática.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Dividir os alunos em grupos para a atividade de _Rotação por estações_.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para a aprendizagem dos alunos.
  • Fazer uma avaliação formativa dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os demais colegas de grupo.
  • Fazer anotações importantes durante a explicação teórica.
  • Responder às perguntas dos exercícios de forma correta.
  • Criar frases criativas utilizando o modo subjuntivo.