Aula sobre Modo Subjuntivo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O modo subjuntivo é uma forma verbal que expressa possibilidade, desejo, hipótese, suposição, entre outras ideias. Ele é muito utilizado na língua portuguesa e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como, por exemplo, em frases como "Tomara que eu passe no vestibular" ou "Se eu tivesse dinheiro, compraria um carro novo". Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o modo subjuntivo e como utilizá-lo corretamente em suas produções textuais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é o modo subjuntivo e para que ele serve. Caso algum aluno saiba, peça que explique para a turma. Caso nenhum aluno saiba, explique brevemente o que é o modo subjuntivo e apresente alguns exemplos.

  2. Etapa 2 - Vídeo aula

    Indique aos alunos um vídeo que explique de forma didática o modo subjuntivo. É importante que o vídeo seja de fácil compreensão e que apresente exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Explique aos alunos que eles irão criar um mapa conceitual sobre o modo subjuntivo. Entregue uma folha em branco para cada aluno e explique que eles devem escrever no centro da folha a ideia central "Modo subjuntivo". Em seguida, os alunos devem criar 8 sub-ideias ao redor da ideia central, representando os principais subtópicos que envolvem o modo subjuntivo, como, por exemplo, "expressar dúvida", "expressar desejo", "expressar possibilidade", entre outros. Os alunos devem trabalhar em grupos para criar seus mapas conceituais.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando como eles organizaram as ideias e quais exemplos práticos utilizaram para cada sub-ideia.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Explique aos alunos que eles irão produzir um texto utilizando o modo subjuntivo. Peça que eles escolham um tema para o texto e que utilizem o modo subjuntivo em pelo menos duas frases. Os alunos devem trabalhar individualmente.

  6. Etapa 6 - Revisão

    Peça que os alunos troquem seus textos com um colega e que revisem o texto um do outro, destacando possíveis erros de uso do modo subjuntivo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma breve reflexão sobre o que foi aprendido e como o modo subjuntivo pode ser utilizado em diferentes situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o modo subjuntivo em suas produções textuais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos na criação de um mapa conceitual.
  • Incentivar a troca de conhecimentos entre os alunos durante a apresentação dos mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do modo subjuntivo no texto produzido.
  • Organização e clareza do mapa conceitual.
  • Participação ativa durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Escolher um vídeo aula de qualidade para apresentar aos alunos.
  • Orientar os grupos durante a criação do mapa conceitual.
  • Fazer a mediação durante as apresentações dos mapas conceituais.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa conceitual.
  • Produzir um texto utilizando o modo subjuntivo.
  • Revisar o texto de um colega e receber a revisão do próprio texto.