Aula sobre Monarquias Absolutistas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Monarquias absolutistas" e discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo. Para contextualizar o assunto, você pode apresentar exemplos de monarquias absolutistas na história, como a França de Luís XIV e a Espanha de Filipe II. Pode, também, mostrar como o absolutismo se manifesta em algumas sociedades contemporâneas, como as monarquias do Oriente Médio. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem ágil e colaborativa para solucionar problemas e desenvolver projetos.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Você deve apresentar o tema "Monarquias absolutistas" e discutir com os alunos o que eles já sabem sobre o assunto. Em seguida, deve explicar a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem dividir-se em grupos e criar um mapa mental sobre o tema, destacando as principais características das monarquias absolutistas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve escolher uma característica para aprofundar e apresentar para a turma. Você deve orientar os alunos na escolha do tema e fornecer materiais de pesquisa.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos devem criar um infográfico ou um cartaz sobre a característica escolhida, utilizando

    imagens e informações relevantes.


  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu infográfico ou cartaz para a turma e explicar como a característica escolhida contribuiu para a passagem do mercantilismo para o capitalismo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os pontos principais discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos considerando a qualidade dos materiais produzidos e a participação na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a pesquisa e a análise crítica de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas nos infográficos ou cartazes.
  • Coerência entre a característica escolhida e a passagem do mercantilismo para o capitalismo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e fornecer materiais de pesquisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Pesquisar e analisar criticamente as informações sobre o tema.