Aula sobre Monarquias Absolutistas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Monarquias absolutistas" e discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo. Para contextualizar o assunto, você pode apresentar exemplos de monarquias absolutistas na história, como a França de Luís XIV e a Espanha de Filipe II. Pode, também, mostrar como o absolutismo se manifesta em algumas sociedades contemporâneas, como as monarquias do Oriente Médio. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem ágil e colaborativa para solucionar problemas e desenvolver projetos.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Você deve apresentar o tema "Monarquias absolutistas" e discutir com os alunos o que eles já sabem sobre o assunto. Em seguida, deve explicar a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem dividir-se em grupos e criar um mapa mental sobre o tema, destacando as principais características das monarquias absolutistas.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve escolher uma característica para aprofundar e apresentar para a turma. Você deve orientar os alunos na escolha do tema e fornecer materiais de pesquisa.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos devem criar um infográfico ou um cartaz sobre a característica escolhida, utilizandoimagens e informações relevantes.
Etapa 5 - Testar
Cada grupo deve apresentar seu infográfico ou cartaz para a turma e explicar como a característica escolhida contribuiu para a passagem do mercantilismo para o capitalismo.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os pontos principais discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos considerando a qualidade dos materiais produzidos e a participação na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a pesquisa e a análise crítica de informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade e clareza das informações apresentadas nos infográficos ou cartazes.
- Coerência entre a característica escolhida e a passagem do mercantilismo para o capitalismo.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.
- Orientar os alunos na escolha do tema e fornecer materiais de pesquisa.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Pesquisar e analisar criticamente as informações sobre o tema.