Aula sobre Monarquias Absolutistas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Monarquias absolutistas" é um assunto importante para entendermos a história da Europa no período moderno. Ele se refere a um sistema político em que o rei ou a rainha detinha todo o poder, sem a necessidade de aprovação do povo ou de outros poderes. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema "Monarquias absolutistas" e explicar o que é e como funcionava esse sistema político.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher cada campo com informações sobre as pessoas que viviam na época das monarquias absolutistas, tentando entender suas motivações e desafios.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que coletaram no mapa de empatia e tentar identificar as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma, explicando as razões que identificaram para a transição do mercantilismo para o capitalismo.

  5. Etapa 5 - Debate em sala

    Conduza um debate em sala de aula, discutindo as conclusões apresentadas pelos grupos e incentivando os alunos a refletirem sobre as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Os alunos irão realizar uma atividade de fixação, como um jogo de perguntas e respostas ou uma pesquisa sobre a vida de um personagem importante da época das monarquias absolutistas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem a refletir sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações apresentadas no mapa de empatia.
  • Coerência e clareza das conclusões apresentadas pelos grupos.
  • Participação construtiva no debate em sala de aula.
  • Desempenho na atividade de fixação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Conduzir o debate em sala de aula de forma construtiva.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Coletar informações relevantes para o mapa de empatia.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Apresentar conclusões coerentes e claras.
  • Participar construtivamente do debate em sala de aula.