Aula sobre Monarquias Absolutistas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula, vamos aprender sobre as Monarquias Absolutistas, um sistema político que vigorou na Europa durante os séculos XVII e XVIII. Vamos entender como funcionava esse sistema, quais eram as suas características e como ele influenciou a transição do mercantilismo para o capitalismo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema. Dessa forma, os estudantes poderão aprender de forma lúdica e interativa.
Gamificação
Etapa 1 - Introdução
Você rá apresentar o tema e explicar as características das Monarquias Absolutistas. Em seguida, irá explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um líder.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações relacionadas ao tema. Disponibilize materiais como cartolinas, canetas coloridas, tesouras e cola para a criação do jogo.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma e explicar as regras e as perguntas e ações contidas no jogo.Etapa 5 - Jogo em grupo
Os alunos irão jogar em grupo, utilizando os jogos criados pelos colegas. Acompanhe e auxilie os alunos durante o jogo.Etapa 6 - Discussão em grupo
Ao final do jogo, os alunos irão se reunir em grupo para discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo, utilizando como base as perguntas e ações contidas nos jogos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação dos jogos.
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e interativa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e ações contidas no jogo.
- Participação ativa durante o jogo em grupo.
- Contribuição na discussão em grupo.
- Compreensão do tema abordado.
Ações do professor
- Explicar o tema e a metodologia utilizada na aula.
- Auxiliar os alunos na criação dos jogos.
- Acompanhar e auxiliar os alunos durante o jogo em grupo.
- Estimular a discussão em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do jogo.
- Criar perguntas e ações relevantes para o tema.
- Participar ativamente durante o jogo em grupo.
- Contribuir na discussão em grupo.
- Demonstrar compreensão do tema abordado.