Aula sobre Monarquias Absolutistas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, vamos discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo, focando nas monarquias absolutistas. O mercantilismo foi um sistema econômico que surgiu na Europa no século XVI e se caracterizou pela intervenção do Estado na economia, visando acumular riquezas. Com o tempo, esse sistema foi dando lugar ao capitalismo, que se caracteriza pela livre concorrência e pela busca pelo lucro. Para entender como isso aconteceu, será analisada as monarquias absolutistas, que foram importantes para a consolidação do capitalismo.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula. Os alunos devem ser divididos em grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre as monarquias absolutistas e como elas contribuíram para a transição do mercantilismo para o capitalismo. Você pode disponibilizar materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos devem discutir as informações que encontraram e elaborar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões e o template de avaliação por rubrica para a turma. Você deve incentivar a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo as informações apresentadas pelos colegas e elaborar um resumo coletivo sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das informações apresentadas e reforçar a importância da discussão crítica para o aprendizado.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base na participação durante a aula e na qualidade do jogo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir e argumentar sobre um tema histórico.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e no debate em grupo.
  • Elaboração de um template de avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos.
  • Apresentação clara e objetiva das conclusões e do template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do template de avaliação por rúbrica.
  • Estimular a participação de todos os alunos no debate e na apresentação.
  • Fazer uma síntese das informações apresentadas e reforçar a importância da discussão crítica para o aprendizado.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as monarquias absolutistas e como elas contribuíram para a transição do mercantilismo para o capitalismo.
  • Discutir em grupo as informações encontradas e elaborar um template de avaliação por rúbrica.
  • Apresentar as conclusões e o template de avaliação por rúbrica para a turma.