Aula sobre Monarquias Absolutistas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, vamos discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo, focando nas monarquias absolutistas. O mercantilismo foi um sistema econômico que surgiu na Europa no século XVI e se caracterizou pela intervenção do Estado na economia, visando acumular riquezas. Com o tempo, esse sistema foi dando lugar ao capitalismo, que se caracteriza pela livre concorrência e pela busca pelo lucro. Para entender como isso aconteceu, será analisada as monarquias absolutistas, que foram importantes para a consolidação do capitalismo.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula. Os alunos devem ser divididos em grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre as monarquias absolutistas e como elas contribuíram para a transição do mercantilismo para o capitalismo. Você pode disponibilizar materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.Etapa 3 - Debate
Os grupos devem discutir as informações que encontraram e elaborar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar suas conclusões e o template de avaliação por rubrica para a turma. Você deve incentivar a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo as informações apresentadas pelos colegas e elaborar um resumo coletivo sobre o tema.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese das informações apresentadas e reforçar a importância da discussão crítica para o aprendizado.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos com base na participação durante a aula e na qualidade do jogo.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir e argumentar sobre um tema histórico.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de apresentar ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e no debate em grupo.
- Elaboração de um template de avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos.
- Apresentação clara e objetiva das conclusões e do template de avaliação por rúbrica.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do template de avaliação por rúbrica.
- Estimular a participação de todos os alunos no debate e na apresentação.
- Fazer uma síntese das informações apresentadas e reforçar a importância da discussão crítica para o aprendizado.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as monarquias absolutistas e como elas contribuíram para a transição do mercantilismo para o capitalismo.
- Discutir em grupo as informações encontradas e elaborar um template de avaliação por rúbrica.
- Apresentar as conclusões e o template de avaliação por rúbrica para a turma.