Aula sobre Monarquias Absolutistas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos discutir as monarquias absolutistas e como elas foram importantes para a transição do mercantilismo para o capitalismo. As monarquias absolutistas foram um tipo de governo em que o rei tinha poder absoluto sobre o país, sem a necessidade de consultar o povo ou o parlamento. Esse tipo de governo foi muito comum na Europa durante os séculos XVII e XVIII. Para entender melhor esse tema, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância das monarquias absolutistas para a transição do mercantilismo para o capitalismo. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Vídeo-aula

    Os alunos assistirão a uma vídeo-aula sobre as monarquias absolutistas e como elas influenciaram a economia da época. Você poderá indicar um vídeo de sua preferência ou utilizar o material disponível no YouTube Edu. Se você não possuir meios para apresentar um vídeo aos alunos, providencie outro material, como textos e imagens.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma e explicar como eles avaliaram a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância das monarquias absolutistas para a transição do mercantilismo para o capitalismo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os estudantes com base na participação durante a aula e na qualidade do material produzido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza na apresentação do template.
  • Coerência na avaliação da atividade.
  • Compreensão do tema abordado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das monarquias absolutistas para a transição do mercantilismo para o capitalismo.
  • Indicar uma vídeo-aula sobre o tema.
  • Dividir os alunos em grupos para a discussão.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o template para a turma.
  • Avaliar a atividade utilizando o template.
  • Tirar dúvidas sobre o tema.