Aula sobre Monarquias Absolutistas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos discutir as monarquias absolutistas e como elas foram importantes para a transição do mercantilismo para o capitalismo. As monarquias absolutistas foram um tipo de governo em que o rei tinha poder absoluto sobre o país, sem a necessidade de consultar o povo ou o parlamento. Esse tipo de governo foi muito comum na Europa durante os séculos XVII e XVIII. Para entender melhor esse tema, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Sala de aula invertida
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância das monarquias absolutistas para a transição do mercantilismo para o capitalismo. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.Etapa 2 - Vídeo-aula
Os alunos assistirão a uma vídeo-aula sobre as monarquias absolutistas e como elas influenciaram a economia da época. Você poderá indicar um vídeo de sua preferência ou utilizar o material disponível no YouTube Edu. Se você não possuir meios para apresentar um vídeo aos alunos, providencie outro material, como textos e imagens.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template para a turma e explicar como eles avaliaram a atividade.Etapa 6 - Conclusão
Você irá fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância das monarquias absolutistas para a transição do mercantilismo para o capitalismo.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os estudantes com base na participação durante a aula e na qualidade do material produzido.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Clareza na apresentação do template.
- Coerência na avaliação da atividade.
- Compreensão do tema abordado.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância das monarquias absolutistas para a transição do mercantilismo para o capitalismo.
- Indicar uma vídeo-aula sobre o tema.
- Dividir os alunos em grupos para a discussão.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Fazer uma conclusão sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar o template para a turma.
- Avaliar a atividade utilizando o template.
- Tirar dúvidas sobre o tema.