Aula sobre Months Of The Year Meses Do Ano

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula apresentando o objetivo da atividade e contextualizando o assunto com os alunos. Explique que aprender os meses do ano em inglês é importante porque é uma habilidade fundamental para a comunicação global, e também pode ser útil em muitas situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente os meses do ano em inglês em uma lista ou cartaz. Faça uma breve explanação sobre a origem do nome de cada mês e explique que, em inglês, os nomes dos meses não começam com letra maiúscula.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e peça que discutam em grupo sobre os motivos pelos quais é importante saber os meses do ano em inglês. Cada grupo deve chegar a uma conclusão e discutir os possíveis benefícios de aprender essa habilidade.

  3. Etapa 3 - Definindo o problema

    Cada grupo deve escolher um problema relacionado aos meses do ano em inglês para abordar em seu diário de bordo. O problema pode ser, por exemplo, como lembrar o nome dos meses ou como usá-los em contexto real.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Peça aos alunos que, em seus grupos, elaborem algumas ideias para resolver o problema escolhido. Eles devem pensar em alternativas viáveis para resolver o problema.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deve escolher a alternativa mais plausível e trabalhar juntos para apresentar uma solução. Eles devem escrever em seu diário de bordo como essa solução pode ser aplicada no cotidiano.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua solução para o problema escolhido. Eles devem explicar como chegaram a essa solução e como ela pode ajudar as pessoas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Após a apresentação, faça uma avaliação do processo. Discuta com os alunos o que aprenderam durante o processo e o que poderiam ter feito de maneira diferente. Este é um momento para feedback e reflexão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês.
  • Aprender a trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e solução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento durante a atividade.
  • Clareza e objetividade na apresentação.
  • Coerência entre o problema escolhido e a solução proposta.

Ações do professor

  • Incentivar a participação de todos os alunos.
  • Orientar os grupos no processo de elaboração da solução.
  • Fazer perguntas para estimular o pensamento crítico e a elaboração de ideias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Pensar de forma crítica e questionar ideias.
  • Apresentar soluções criativas e viáveis.