Aula sobre Months Of The Year Meses Do Ano

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Antes de iniciar a aula, é importante fazer uma revisão dos meses do ano já aprendidos pelos alunos em anos anteriores. Em seguida, introduza os meses que faltam e seus significados, mostrando exemplos de usos em diferentes contextos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do Estudo de Caso

    Apresente uma situação fictícia para a turma sobre a organização de um calendário escolar. Os alunos serão desafiados a criar um infográfico com as informações necessárias para a organização do calendário.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupos como serão organizadas as informações no infográfico, qual a melhor forma de apresentar visualmente os dados e qual o objetivo da atividade.

  3. Etapa 3 - Coleta de informações

    Cada grupo deve coletar informações e dados sobre o calendário escolar, como feriados, datas comemorativas e eventos importantes.

  4. Etapa 4 - Criação do infográfico

    Usando cartolinas ou papel sulfite, cada grupo deve criar o seu infográfico.

    O professor deverá orientar os alunos na criação da estrutura e layout do infográfico.


  5. Etapa 5 - Preenchimento das lacunas

    Os grupos devem preencher as lacunas do infográfico com os nomes dos meses do ano e suas respectivas informações coletadas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deve apresentar o seu infográfico para a turma e explicar como foi o processo de criação e organização do calendário escolar.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Realize uma discussão final sobre a importância dos meses do ano e dos calendários na organização do tempo e eventos da escola.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos.
  • Promover a interação e trabalho em equipe dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência no preenchimento das informações do infográfico.
  • Criatividade na apresentação visual do infográfico.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia ativa Estudo de Caso e a temática da aula.
  • Orientar os alunos na estruturação e organização do infográfico.
  • Estimular a colaboração e interação entre os alunos.
  • Realizar a discussão final sobre a importância dos meses do ano e dos calendários.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para coletar informações e criar o infográfico.
  • Preencher as informações do infográfico de forma coerente e organizada.
  • Participar ativamente na discussão final sobre a importância dos meses do ano e dos calendários.