Aula sobre Months Of The Year Meses Do Ano

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Antes de iniciar a aula, é importante que os alunos estejam cientes da importância de conhecer os meses do ano em Inglês, já que essa é uma habilidade que será utilizada em diversas situações no futuro. É possível trazer exemplos de como o conhecimento dos meses do ano em Inglês é importante em viagens, na comunicação com estrangeiros, em atividades acadêmicas, etc.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a atividade e explique o que é gamificação, suas vantagens e benefícios, e como ela será utilizada na aula sobre os meses do ano em Inglês.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Em conjunto com os alunos, crie uma lista de informações importantes para incluir no mapa de registro sobre o jogo que eles vão desenvolver.

  3. Etapa 3 - Escolha do tema

    Divida a turma em grupos e peça para cada grupo escolher um tema para seu jogo. O tema deve estar relacionado aos meses do ano em Inglês e ser criativo e divertido.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Oriente os alunos na criação do mapa de registro, auxiliando-os a definir o objetivo do jogo, os desafios que serão enfrentados, os níveis que o jogo terá, o esquema de recompensas, as informações que serão apresentadas ao consumidor final e os motivos pelos quais o jogo será engajador e um sucesso.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Jogos

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de registro e explicar ao restante da turma como será seu jogo.

  6. Etapa 6 - Jogo em sala

    Os jogos serão testados em sala pelos outros grupos. Avalie o desempenho dos alunos.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Ao final da aula, promova uma discussão sobre a experiência da gamificação, a importância dos meses do ano em inglês e os aprendizados adquiridos com a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
  • Estimular a criatividade, a cooperação e a autonomia dos alunos.
  • Aprimorar a compreensão da língua inglesa e a capacidade de comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas etapas da atividade.
  • Qualidade do mapa de registro produzido.
  • Relevância e criatividade do jogo apresentado.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Auxiliar na definição do objetivo do jogo e dos desafios que serão enfrentados.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e promover a discussão final sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das etapas da atividade.
  • Ser criativo e colaborativo na criação do mapa de registro e do jogo.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.