Aula sobre Months Of The Year Meses Do Ano
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Antes de iniciar a aula, é importante que os alunos estejam cientes da importância de conhecer os meses do ano em Inglês, já que essa é uma habilidade que será utilizada em diversas situações no futuro. É possível trazer exemplos de como o conhecimento dos meses do ano em Inglês é importante em viagens, na comunicação com estrangeiros, em atividades acadêmicas, etc.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a atividade e explique o que é gamificação, suas vantagens e benefícios, e como ela será utilizada na aula sobre os meses do ano em Inglês.Etapa 2 - Brainstorming
Em conjunto com os alunos, crie uma lista de informações importantes para incluir no mapa de registro sobre o jogo que eles vão desenvolver.Etapa 3 - Escolha do tema
Divida a turma em grupos e peça para cada grupo escolher um tema para seu jogo. O tema deve estar relacionado aos meses do ano em Inglês e ser criativo e divertido.Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo
Oriente os alunos na criação do mapa de registro, auxiliando-os a definir o objetivo do jogo, os desafios que serão enfrentados, os níveis que o jogo terá, o esquema de recompensas, as informações que serão apresentadas ao consumidor final e os motivos pelos quais o jogo será engajador e um sucesso.Etapa 5 - Apresentação dos Jogos
Cada grupo deve apresentar seu mapa de registro e explicar ao restante da turma como será seu jogo.Etapa 6 - Jogo em sala
Os jogos serão testados em sala pelos outros grupos. Avalie o desempenho dos alunos.Etapa 7 - Discussão
Ao final da aula, promova uma discussão sobre a experiência da gamificação, a importância dos meses do ano em inglês e os aprendizados adquiridos com a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
- Estimular a criatividade, a cooperação e a autonomia dos alunos.
- Aprimorar a compreensão da língua inglesa e a capacidade de comunicação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas etapas da atividade.
- Qualidade do mapa de registro produzido.
- Relevância e criatividade do jogo apresentado.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
- Auxiliar na definição do objetivo do jogo e dos desafios que serão enfrentados.
- Avaliar o desempenho dos alunos e promover a discussão final sobre a atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das etapas da atividade.
- Ser criativo e colaborativo na criação do mapa de registro e do jogo.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.