Aula sobre Months Of The Year Meses Do Ano

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de começar a aula, inicie uma conversa com os alunos para entender qual é o conhecimento prévio deles sobre os meses do ano. Organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar o que sabem.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Distribua uma folha de papel em branco para cada aluno e peça que desenhem uma linha no meio da folha, separando-a em duas colunas. Na coluna da esquerda, o aluno deve escrever o nome dos meses do ano em português. Na coluna da direita, o aluno deve escrever o nome correspondente em inglês.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente aos alunos uma música em Inglês que trate dos meses do ano. Toque a música e depois peça para que os alunos cantem junto.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Divida os alunos em grupos e entregue a cada grupo uma lista de atividades que os alunos devem realizar sobre os meses do ano. As atividades podem incluir atividades como: criação de frases com os meses do ano, jogo de palavras-cruzadas, entre outros.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Ao final da atividade, peça aos alunos que preencham um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", para avaliarem o que gostaram e o que não gostaram sobre a atividade e o que poderia ser melhorado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreensão e expressão oral do idioma.
  • Trabalhar a criatividade e a imaginação.
  • Trabalhar a capacidade de socialização.
  • Estimular a capacidade de resolução de problemas.
  • Desenvolver a habilidade de autoavaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Correção das respostas.
  • Habilidade de comunicação dos alunos.

Ações do professor

  • Iniciar uma conversa com os alunos para entender o conhecimento prévio deles.
  • Distribuir as atividades em grupos.
  • Explicar as regras da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da conversa inicial.
  • Trabalhar em grupo nas atividades propostas.
  • Preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs ao final da atividade.