Aula sobre Mosaico De Alexandre Magno

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Mosaico de Alexandre Magno é uma obra de arte antiga que retrata cenas da vida do famoso conquistador grego. É uma peça importante da história da arte e um exemplo de como a arte pode ser usada para contar histórias e preservar a cultura. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas em relação aos critérios estabelecidos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a obra de arte Mosaico de Alexandre Magno, contextualizando-a e explicando sua importância histórica e cultural. Os alunos farão perguntas e discutirão suas impressões sobre a obra.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos farão pesquisas sobre a obra de arte, sua história e contexto cultural. Eles poderão usar livros, enciclopédias e outras fontes de informação disponíveis na escola.

  3. Etapa 3 - Análise da obra

    Os alunos farão uma análise detalhada da obra de arte, identificando elementos como cores, formas, texturas e composição. Eles discutirão suas impressões e interpretações da obra.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas em relação aos critérios estabelecidos. Eles discutirão e definirão os critérios de avaliação e a escala de notas.

  5. Etapa 5 - Preparação das apresentações

    Divida os alunos em grupos e peça que preparem apresentações sobre a obra de arte, usando o template de avaliação criado na etapa anterior. Eles deverão se preparar para apresentar suas análises e interpretações da obra, bem como responder a perguntas dos colegas.

  6. Etapa 6 - Apresentações

    Os grupos apresentarão suas análises e interpretações da obra de arte para a turma. Os demais alunos farão perguntas e avaliarão as apresentações usando o template criado anteriormente.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos farão uma reflexão final sobre o processo de aprendizagem e a importância da obra de arte estudada. Eles discutirão o que aprenderam, o que poderiam ter feito de forma diferente e como aplicarão o que aprenderam em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de obras de arte.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela arte e pela história.
  • Promover a participação ativa e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades.
  • Qualidade e relevância das produções.
  • Respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar a obra de arte de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizagem.
  • Mediar a discussão e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar.
  • Avaliar e dar feedback sobre a qualidade da reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Fazer perguntas e expressar suas opiniões sobre a obra.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e a importância da obra de arte estudada.
  • Participar ativamente da discussão.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.