Aula sobre Mosaico De Alexandre Magno
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O Mosaico de Alexandre Magno é uma obra de arte romana do século II d.C., que retrata a batalha entre Alexandre Magno e o rei persa Dario III. É uma obra importante para a história da arte e pode ser utilizada como um recurso para desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o Mosaico de Alexandre Magno e contextualize a obra.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos e explique a metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_.Etapa 3 - Construção do template de avaliação por pares
Os grupos trabalham juntos para construir o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 4 - Análise e interpretação da obra
Os grupos analisam e interpretam o Mosaico de Alexandre Magno, utilizando o template de avaliação por pares como guia.Etapa 5 - Apresentação dos argumentos
Cada grupo apresenta seus argumentos.Etapa 6 - Avaliação por pares
Os grupos avaliam o desempenho dos outros grupos, preenchendo o template de avaliação por pares.Etapa 7 - Avaliação final
Avalie o desempenho dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de obras de arte.
- Estimular a criatividade e a imaginação.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o Mosaico de Alexandre Magno e contextualizar a obra.
- Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia _Aprendizagem entre pares_.
- Auxiliar os grupos na construção do template de avaliação por pares.
- Orientar os grupos na análise e interpretação da obra.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para construir o template de avaliação por pares.
- Analisar e interpretar o Mosaico de Alexandre Magno.
- Apresentar os argumentos e se comunicar de forma clara.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos.
- Participar ativamente da atividade.