Aula sobre Mosaico De Alexandre Magno

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Mosaico de Alexandre Magno é uma obra de arte romana do século II d.C., que retrata a batalha entre Alexandre Magno e o rei persa Dario III. É uma obra importante para a história da arte e pode ser utilizada como um recurso para desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o Mosaico de Alexandre Magno e contextualize a obra.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos e explique a metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_.

  3. Etapa 3 - Construção do template de avaliação por pares

    Os grupos trabalham juntos para construir o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Análise e interpretação da obra

    Os grupos analisam e interpretam o Mosaico de Alexandre Magno, utilizando o template de avaliação por pares como guia.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos argumentos

    Cada grupo apresenta seus argumentos.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Os grupos avaliam o desempenho dos outros grupos, preenchendo o template de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Avalie o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a imaginação.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o Mosaico de Alexandre Magno e contextualizar a obra.
  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia _Aprendizagem entre pares_.
  • Auxiliar os grupos na construção do template de avaliação por pares.
  • Orientar os grupos na análise e interpretação da obra.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para construir o template de avaliação por pares.
  • Analisar e interpretar o Mosaico de Alexandre Magno.
  • Apresentar os argumentos e se comunicar de forma clara.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos.
  • Participar ativamente da atividade.