Aula sobre Mosaico De Alexandre Magno

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Mosaico de Alexandre Magno é uma obra de arte que representa o conquistador grego Alexandre Magno em um combate contra o rei persa Dario III. É um mosaico de pedras coloridas encontrado em Pompeia, na Itália, e é considerado uma das mais importantes obras de arte da época romana. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a técnica de mosaico e a história por trás dessa obra.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a obra e contextualize a história por trás dela, explicando a técnica de mosaico e sua importância na arte.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha de papel A4 dividida em 8 partes.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um dos seguintes tópicos: história de Alexandre Magno, história do Império Romano, técnica de mosaico, história de Pompeia e contexto histórico da época.

  4. Etapa 4 - Produção da fanzine

    Com base nas pesquisas, os alunos deverão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, cada parte abordando um dos tópicos pesquisados. Eles deverão desenhar e escrever sobre o tema, utilizando recursos analógicos como canetas coloridas, lápis de cor e recortes de revistas.

  5. Etapa 5 - Montagem da fanzine

    Após a produção das partes individuais, os grupos deverão montar a fanzine, organizando as partes em ordem e colando-as em uma folha de papel A3.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresentará sua fanzine para a turma, explicando o que foi pesquisado e como foi produzida.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios a seguir.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a produção artística.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Qualidade da pesquisa e da produção artística.
  • Organização e clareza na apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar a obra e contextualizar a história.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na produção da fanzine.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar informações sobre o tema.
  • Produzir a fanzine utilizando recursos analógicos.
  • Apresentar a fanzine para a turma e explicar o que foi pesquisado.