Aula sobre Mosaico De Alexandre Magno

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O Mosaico de Alexandre Magno é uma obra de arte que representa o conquistador macedônio Alexandre, o Grande, e seus soldados em batalha. O mosaico foi encontrado na cidade de Pompeia, na Itália, e é uma importante obra da arte romana. Através da análise do mosaico, podemos entender mais sobre a história e a cultura da época.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema do dia e contextualize os alunos sobre a importância do Mosaico de Alexandre Magno na história da arte romana.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Divida a turma em grupos e distribua um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas. Cada grupo deverá pesquisar sobre um aspecto específico do mosaico, como a técnica utilizada, as cores empregadas, a história retratada, entre outros. Os alunos deverão preencher as lacunas do infográfico com as informações encontradas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresenta o seu infográfico para a turma. Conduza uma discussão sobre as informações apresentadas.

  4. Etapa 4 - Análise do mosaico

    Mostre uma imagem do Mosaico de Alexandre Magno e conduza uma análise coletiva da obra, destacando os aspectos mais relevantes.

  5. Etapa 5 - Criação de mosaicos

    Os alunos são convidados a criar seus próprios mosaicos utilizando papel colorido e cola. Oriente os alunos sobre as técnicas de colagem e a importância da escolha das cores.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mosaicos

    Cada aluno apresenta o seu mosaico para a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a importância da arte na cultura e na história da humanidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do infográfico produzido pelo grupo.
  • Criatividade e qualidade do mosaico produzido pelo aluno.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre as técnicas de colagem e a importância da escolha das cores.
  • Conduzir as discussões em grupo e a análise da obra.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o aspecto do mosaico designado ao grupo.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mosaico utilizando papel colorido e cola.