Aula sobre Mosaico De Alexandre Magno

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Mosaico de Alexandre Magno é uma obra de arte que retrata a conquista do mundo pelo famoso líder grego. É uma obra de arte que apresenta uma riqueza de detalhes e cores, e pode ser apreciada tanto por sua beleza quanto por sua importância histórica. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre essa obra e sobre a história de Alexandre Magno, além de desenvolver habilidades de análise e avaliação crítica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a obra Mosaico de Alexandre Magno aos alunos, contextualizando-a historicamente e explicando sua importância. Em seguida, proponha uma discussão em grupo sobre o que eles já sabem sobre o assunto e o que gostariam de aprender.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão realizar uma pesquisa sobre a obra Mosaico de Alexandre Magno e sobre a história de Alexandre Magno, utilizando recursos analógicos, como livros e enciclopédias.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações pesquisadas e elaborar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido, Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _P__lenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados do debate em grupo e do template de avaliação por rubrica para toda a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo os resultados apresentados, avaliando os critérios propostos pelos outros grupos e fazendo sugestões para aprimorá-los.

  6. Etapa 6 - Produção individual

    Cada aluno irá produzir uma resenha crítica sobre a obra Mosaico de Alexandre Magno, utilizando os critérios propostos pelos grupos e o template de avaliação por rubrica.

  7. Etapa 7 - Socialização das resenhas

    Os alunos irão socializar as resenhas produzidas em grupo, discutindo os pontos em comum e as diferenças entre elas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e avaliação crítica.
  • Ampliar o conhecimento sobre o assunto.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade e relevância da análise crítica.
  • Respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa na discussão em grupo.
  • Avaliar a qualidade e a relevância da análise crítica.
  • Registrar as principais sugestões e críticas levantadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Apresentar argumentos relevantes e pertinentes.
  • Respeitar as opiniões dos colegas e cooperar para aprimorar a análise crítica.