Aula sobre Mosaico De Alexandre Magno

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Mosaico de Alexandre Magno é uma obra de arte que representa o conquistador macedônio Alexandre, o Grande, em uma cena de caça. É uma obra de arte da época helenística e foi encontrada em Pompeia, na Itália. É um exemplo de como a arte pode ser utilizada para retratar a história e a cultura de uma época. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Mosaico de Alexandre Magno e criar um mapa conceitual para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie aos alunos um texto sobre o Mosaico de Alexandre Magno e peça que leiam antes da aula. O texto deve conter informações básicas sobre a obra de arte, sua história e contexto histórico.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente a obra de arte aos alunos, mostrando imagens e explicando sua história e contexto histórico. Os alunos devem fazer anotações sobre o que foi apresentado.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o Mosaico de Alexandre Magno, utilizando papel e canetas coloridas. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo seus mapas conceituais, comparando as informações e adicionando novos pontos de vista.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando suas ideias e justificando suas escolhas.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala de aula

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre o Mosaico de Alexandre Magno, utilizando os mapas conceituais como base para a discussão.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula resumindo as principais ideias discutidas em sala de aula, incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e valorização do patrimônio cultural.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em sala de aula.

Ações do professor

  • Enviar o texto sobre o Mosaico de Alexandre Magno antes da aula.
  • Apresentar a obra de arte aos alunos e explicar sua história e contexto histórico.
  • Conduzir a discussão em sala de aula.

Ações do aluno

  • Ler o texto sobre o Mosaico de Alexandre Magno antes da aula.
  • Criar o mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e em sala de aula.