Aula sobre Mosaico – Arte Bizantina

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O mosaico é uma técnica de arte que consiste em criar imagens a partir da união de pequenas peças coloridas, como pedras, vidros, cerâmicas, entre outros materiais. A arte bizantina é um estilo artístico que surgiu no Império Bizantino, no século IV d.C, que teve grande influência na arte ocidental. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a técnica do mosaico na arte bizantina, contextualizando-a no tempo e no espaço. Será utilizado a metodologia ativa de Estudo de Caso, na qual os alunos irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O mosaico é uma técnica de arte que consiste em criar imagens a partir da união de pequenas peças coloridas, como pedras, vidros, cerâmicas, entre outros materiais. A arte bizantina é um estilo artístico que surgiu no Império Bizantino, no século IV d.C, que teve grande influência na arte ocidental. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a técnica do mosaico na arte bizantina, contextualizando-a no tempo e no espaço. Será utilizado a metodologia ativa de Estudo de Caso, na qual os alunos irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a arte bizantina e a técnica do mosaico. Será exibido imagens de mosaicos bizantinos e será explicado como a técnica era utilizada na época.

  3. Etapa 3 - Estudo de Caso

    Os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema relacionado à arte bizantina e à técnica do mosaico. Cada grupo irá identificar um problema e levantar dados por meio de pesquisas realizadas pelos meios disponibilizados pelo professor. Em seguida, irão analisar o contexto, comparar os dados obtidos com dados oficiais e propor soluções para o problema. Se possível, apresente um estudo de caso da Arte Bizantina e peça que os alunos explorem as informações com base no texto disponibilizado.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Estudos de Caso

    Cada grupo irá apresentar seu estudo de caso para a turma, utilizando um infográfico que deve conter lacunas a serem preenchidas pelos alunos. O objetivo é que os estudantes aprendam sobre diferentes temas relacionados à arte bizantina e à técnica do mosaico, ou como se complementam.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os diferentes temas apresentados e como eles se relacionam com a arte bizantina e a técnica do mosaico.

  6. Etapa 6 - Prática

    Os alunos irão criar seus próprios mosaicos bizantinos utilizando papel colorido, tesoura e cola. O objetivo é que os estudantes apliquem a técnica aprendida e desenvolvam sua habilidade manual.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e a qualidade dos infográficos e mosaicos criados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
  • Estimular a criatividade e a habilidade manual dos alunos na criação de mosaicos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do infográfico apresentado.
  • Habilidade na criação do mosaico.
  • Coerência com o tema proposto.
  • Clareza e objetividade na apresentação do estudo de caso.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a arte bizantina e a técnica do mosaico.
  • Orientar os alunos na metodologia de Estudo de Caso.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades e a qualidade dos trabalhos apresentados.
  • Estimular a criatividade e a habilidade manual dos alunos na criação de mosaicos.
  • Promover a discussão em grupo e o compartilhamento de ideias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para o estudo de caso.
  • Criar um infográfico claro e objetivo.
  • Criar um mosaico utilizando a técnica aprendida.
  • Apresentar o estudo de caso de forma clara e objetiva.