Aula sobre Mosaico – Arte Bizantina

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O mosaico é uma técnica de arte que consiste em criar imagens a partir da união de pequenos pedaços de materiais, como pedras, vidros, cerâmicas, entre outros. A arte bizantina é um estilo artístico que surgiu no Império Bizantino, atualmente conhecido como Turquia, e que se destacou pela riqueza de detalhes e pela utilização de mosaicos em suas construções. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a arte bizantina e a técnica de mosaico, por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual irão criar um modelo de juri para discutir o tema e seus subtópicos. A atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O mosaico é uma técnica de arte que consiste em criar imagens a partir da união de pequenos pedaços de materiais, como pedras, vidros, cerâmicas, entre outros. A arte bizantina é um estilo artístico que surgiu no Império Bizantino, atualmente conhecido como Turquia, e que se destacou pela riqueza de detalhes e pela utilização de mosaicos em suas construções. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a arte bizantina e a técnica de mosaico, por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual irão criar um modelo de juri para discutir o tema e seus subtópicos. A atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a arte bizantina e a técnica de mosaico. Em seguida, explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos de pesquisa e deverão pesquisar sobre a arte bizantina e a técnica de mosaico. Disponibilize materiais impressos ou digitais para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os alunos irão criar um modelo de juri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo deverá apresentar argumentos sobre o tema e seus subtópicos, utilizando as informações pesquisadas na etapa anterior. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor. O grupo de observadores, anotam os principais pontos discutidos.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após o debate, os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas e como elas se relacionam com a arte bizantina e a técnica de mosaico.

  6. Etapa 6 - Criação

    Os alunos irão criar um mosaico utilizando a técnica aprendida na atividade, utilizando materiais disponíveis em sala, como papel colorido, tesoura e cola.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu mosaico e explicar como ele se relaciona com a arte bizantina e a técnica de mosaico.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade e como ela contribuiu para o desenvolvimento da habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e debate dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e no debate em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados durante o debate.
  • Criatividade e qualidade do mosaico produzido.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mosaico e sua relação com a arte bizantina e a técnica de mosaico.
  • Participação ativa na discussão final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a arte bizantina e a técnica de mosaico.
  • Explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na atividade.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa e auxiliar os alunos durante a atividade.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos trabalhos apresentados.
  • Fazer uma reflexão final sobre a atividade e o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a arte bizantina e a técnica de mosaico.
  • Participar ativamente do debate em grupo, apresentando argumentos e ouvindo os argumentos dos colegas.
  • Criar um mosaico utilizando a técnica aprendida na atividade.
  • Apresentar o mosaico e explicar sua relação com a arte bizantina e a técnica de mosaico.
  • Participar ativamente da discussão final.