Aula sobre Mosaico – Arte Bizantina

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O mosaico é uma técnica de arte que consiste em montar uma imagem a partir de pequenos pedaços de materiais, como pedras, vidros coloridos, cerâmicas, entre outros. A arte bizantina é um estilo artístico que surgiu no Império Bizantino, que abrangia a região da atual Turquia, Grécia e Itália, no século IV d.C. A arte bizantina é conhecida por suas representações religiosas, com destaque para os mosaicos, que eram utilizados para decorar igrejas e palácios. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a técnica do mosaico e a arte bizantina, por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles serão divididos em grupos e cada grupo irá realizar uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O mosaico é uma técnica de arte que consiste em montar uma imagem a partir de pequenos pedaços de materiais, como pedras, vidros coloridos, cerâmicas, entre outros. A arte bizantina é um estilo artístico que surgiu no Império Bizantino, que abrangia a região da atual Turquia, Grécia e Itália, no século IV d.C. A arte bizantina é conhecida por suas representações religiosas, com destaque para os mosaicos, que eram utilizados para decorar igrejas e palácios. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a técnica do mosaico e a arte bizantina, por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles serão divididos em grupos e cada grupo irá realizar uma atividade relacionada ao tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a arte bizantina e a técnica do mosaico. Ele pode utilizar imagens de mosaicos bizantinos para exemplificar.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Pesquisa

    Nessa estação, os alunos irão pesquisar sobre a arte bizantina e a técnica do mosaico. Disponibilize livros, revistas e computadores para que os alunos possam realizar a pesquisa. Ao final, eles deverão apresentar o que descobriram para os colegas.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Criação

    Nessa estação, os alunos irão criar um mosaico utilizando papel colorido. Disponibilize moldes de figuras geométricas para que os alunos possam recortar e colar os pedaços de papel. Ao final, eles deverão apresentar seus mosaicos para os colegas.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Análise

    Nessa estação, os alunos irão analisar um mosaico bizantino e identificar os elementos presentes na imagem. Disponibilize imagens de mosaicos bizantinos para que os alunos possam analisar. Ao final, eles deverão apresentar suas análises para os colegas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade e os aprendizados adquiridos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a arte bizantina e a técnica do mosaico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade na criação do mosaico.
  • Capacidade de análise e interpretação do mosaico bizantino.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação e a interação dos alunos.
  • Conduzir a reflexão final sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a arte bizantina e a técnica do mosaico.
  • Criar um mosaico utilizando papel colorido.
  • Analisar um mosaico bizantino e identificar os elementos presentes na imagem.
  • Apresentar suas atividades para os colegas.