Aula sobre Mosaico – Arte Bizantina
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O mosaico é uma técnica de arte que consiste em montar uma imagem a partir de pequenos pedaços de materiais, como pedras, vidros coloridos, cerâmicas, entre outros. A arte bizantina é um estilo artístico que surgiu no Império Bizantino, que abrangia a região da atual Turquia, Grécia e Itália, no século IV d.C. A arte bizantina é conhecida por suas representações religiosas, com destaque para os mosaicos, que eram utilizados para decorar igrejas e palácios. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a técnica do mosaico e a arte bizantina, por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles serão divididos em grupos e cada grupo irá realizar uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Contextualização
O mosaico é uma técnica de arte que consiste em montar uma imagem a partir de pequenos pedaços de materiais, como pedras, vidros coloridos, cerâmicas, entre outros. A arte bizantina é um estilo artístico que surgiu no Império Bizantino, que abrangia a região da atual Turquia, Grécia e Itália, no século IV d.C. A arte bizantina é conhecida por suas representações religiosas, com destaque para os mosaicos, que eram utilizados para decorar igrejas e palácios. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a técnica do mosaico e a arte bizantina, por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles serão divididos em grupos e cada grupo irá realizar uma atividade relacionada ao tema.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a arte bizantina e a técnica do mosaico. Ele pode utilizar imagens de mosaicos bizantinos para exemplificar.Etapa 3 - Estação 1 - Pesquisa
Nessa estação, os alunos irão pesquisar sobre a arte bizantina e a técnica do mosaico. Disponibilize livros, revistas e computadores para que os alunos possam realizar a pesquisa. Ao final, eles deverão apresentar o que descobriram para os colegas.Etapa 4 - Estação 2 - Criação
Nessa estação, os alunos irão criar um mosaico utilizando papel colorido. Disponibilize moldes de figuras geométricas para que os alunos possam recortar e colar os pedaços de papel. Ao final, eles deverão apresentar seus mosaicos para os colegas.Etapa 5 - Estação 3 - Análise
Nessa estação, os alunos irão analisar um mosaico bizantino e identificar os elementos presentes na imagem. Disponibilize imagens de mosaicos bizantinos para que os alunos possam analisar. Ao final, eles deverão apresentar suas análises para os colegas.Etapa 6 - Conclusão
Conduza uma reflexão sobre a atividade e os aprendizados adquiridos pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a arte bizantina e a técnica do mosaico.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Criatividade e originalidade na criação do mosaico.
- Capacidade de análise e interpretação do mosaico bizantino.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a participação e a interação dos alunos.
- Conduzir a reflexão final sobre a atividade.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre a arte bizantina e a técnica do mosaico.
- Criar um mosaico utilizando papel colorido.
- Analisar um mosaico bizantino e identificar os elementos presentes na imagem.
- Apresentar suas atividades para os colegas.