Aula sobre Mosaico – Arte Bizantina
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O mosaico é uma técnica de arte milenar que consiste em criar imagens a partir da união de pequenas peças de diferentes materiais, como pedras, vidros, metais e cerâmicas. A arte bizantina é um estilo artístico que surgiu no Império Bizantino, que abrangia a região da atual Turquia, Grécia, Egito, Síria e Itália, no século IV d.C. e se estendeu até o século XV d.C. A técnica do mosaico foi muito utilizada na arte bizantina, principalmente em igrejas e palácios. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a técnica do mosaico e a arte bizantina, criando um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
O mosaico é uma técnica de arte milenar que consiste em criar imagens a partir da união de pequenas peças de diferentes materiais, como pedras, vidros, metais e cerâmicas. A arte bizantina é um estilo artístico que surgiu no Império Bizantino, que abrangia a região da atual Turquia, Grécia, Egito, Síria e Itália, no século IV d.C. e se estendeu até o século XV d.C. A técnica do mosaico foi muito utilizada na arte bizantina, principalmente em igrejas e palácios. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a técnica do mosaico e a arte bizantina, criando um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a técnica do mosaico e a arte bizantina. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 3 - Sala de aula invertida
Os alunos assistirão a um vídeo sobre a técnica do mosaico e a arte bizantina em casa. O vídeo deve ser escolhido pelo professor e enviado previamente aos alunos.Etapa 4 - Mapa conceitual
Os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 tópicos sobre o conteúdo, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual para os alunos.Etapa 5 - Compartilhamento
Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias escolhidas.Etapa 6 - Exemplo prático
Apresente exemplos práticos de mosaicos e arte bizantina, como imagens de igrejas e palácios, e explicará como a técnica do mosaico foi utilizada nessas obras.Etapa 7 - Criação de mosaicos
Os alunos criarão seus próprios mosaicos, utilizando papel colorido e cola. Forneça modelos simples de desenhos para os alunos preencherem com as peças de papel.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma breve conclusão da atividade, reforçando os principais conceitos aprendidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de seus próprios mosaicos.
- Incentivar a participação e a colaboração dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração dos alunos na construção do mapa conceitual.
- Criatividade e originalidade na criação do mosaico.
- Compreensão dos conceitos apresentados na atividade.
Ações do professor
- Escolher um vídeo sobre a técnica do mosaico e a arte bizantina para enviar aos alunos.
- Fornecer modelos de mapa conceitual e de desenhos para os alunos.
- Apresentar exemplos práticos de mosaicos e arte bizantina.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre a técnica do mosaico e a arte bizantina em casa.
- Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Criar um mosaico utilizando papel colorido e cola.