Aula sobre Mosaico – Arte Bizantina

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O mosaico é uma técnica de arte milenar que consiste em criar imagens a partir da união de pequenas peças de diferentes materiais, como pedras, vidros, metais e cerâmicas. A arte bizantina é um estilo artístico que surgiu no Império Bizantino, que abrangia a região da atual Turquia, Grécia, Egito, Síria e Itália, no século IV d.C. e se estendeu até o século XV d.C. A técnica do mosaico foi muito utilizada na arte bizantina, principalmente em igrejas e palácios. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a técnica do mosaico e a arte bizantina, criando um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O mosaico é uma técnica de arte milenar que consiste em criar imagens a partir da união de pequenas peças de diferentes materiais, como pedras, vidros, metais e cerâmicas. A arte bizantina é um estilo artístico que surgiu no Império Bizantino, que abrangia a região da atual Turquia, Grécia, Egito, Síria e Itália, no século IV d.C. e se estendeu até o século XV d.C. A técnica do mosaico foi muito utilizada na arte bizantina, principalmente em igrejas e palácios. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a técnica do mosaico e a arte bizantina, criando um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a técnica do mosaico e a arte bizantina. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Sala de aula invertida

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre a técnica do mosaico e a arte bizantina em casa. O vídeo deve ser escolhido pelo professor e enviado previamente aos alunos.

  4. Etapa 4 - Mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 tópicos sobre o conteúdo, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual para os alunos.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias escolhidas.

  6. Etapa 6 - Exemplo prático

    Apresente exemplos práticos de mosaicos e arte bizantina, como imagens de igrejas e palácios, e explicará como a técnica do mosaico foi utilizada nessas obras.

  7. Etapa 7 - Criação de mosaicos

    Os alunos criarão seus próprios mosaicos, utilizando papel colorido e cola. Forneça modelos simples de desenhos para os alunos preencherem com as peças de papel.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão da atividade, reforçando os principais conceitos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de seus próprios mosaicos.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Criatividade e originalidade na criação do mosaico.
  • Compreensão dos conceitos apresentados na atividade.

Ações do professor

  • Escolher um vídeo sobre a técnica do mosaico e a arte bizantina para enviar aos alunos.
  • Fornecer modelos de mapa conceitual e de desenhos para os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de mosaicos e arte bizantina.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a técnica do mosaico e a arte bizantina em casa.
  • Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Criar um mosaico utilizando papel colorido e cola.