Aula sobre Movie Review Resenha De Filme

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, os alunos serão desafiados a desenvolver habilidades de escrita ao produzir uma resenha de filme (Movie Review). Eles vão trabalhar em grupo para criar um diário de bordo, que vai ajudá-los a organizar e estruturar suas ideias e soluções para a tarefa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos

    Apresente o conceito de resenha de filme e seus principais elementos. Os alunos são informados sobre a atividade a ser realizada e os objetivos pedagógicos da aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e seleção dos filmes

    Peça que os alunos formem grupos de 3 ou 4 pessoas. Cada grupo seleciona um filme para ser analisado e resenhado.

  3. Etapa 3 - Discussão e análise dos filmes

    Cada grupo assiste ao seu filme e discute sobre os principais pontos que serão analisados na resenha. Os alunos devem se concentrar na história, nos personagens, no cenário e outros detalhes importantes sobre o filme.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Os alunos criam um diário de bordo em grupo para organizar suas ideias e soluções. O diário de bordo deve conter campos para descrição do problema, geração de alternativas e soluções.

  5. Etapa 5 - Escrita da resenha

    Com base no diário de bordo, cada grupo começa a escrever a resenha. Oriente os alunos durante o processo de escrita e garanta que eles estejam seguindo as orientações e critérios definidos.

  6. Etapa 6 - Revisão e edição

    Após a escrita da resenha, cada grupo revisa e edita o texto. Os alunos devem prestar atenção à gramática, ortografia e coesão textual.

  7. Etapa 7 - Apresentação das resenhas

    Cada grupo apresenta a sua resenha para a turma. Avalie as resenhas e dê o feedback para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão textual;
  • Organização e clareza das ideias;
  • Correção gramatical e ortográfica;
  • Adequação do texto ao tema proposto;
  • Originalidade e criatividade.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante todo o processo;
  • Estimular a participação de todos os alunos;
  • Fornecer feedbacks construtivos;
  • Avaliar as resenhas de forma justa e imparcial;
  • Estimular a cooperação e a comunicação entre os grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade;
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
  • Assistir ao filme com atenção e analisá-lo com cuidado;
  • Criar um diário de bordo para organizar as ideias;
  • Escrever a resenha com clareza, coesão e originalidade.