Aula sobre Movie Review Resenha De Filme

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A atividade sobre "Movie Review" pretende desenvolver a habilidade de escrita dos alunos por meio da produção de uma resenha crítica de um filme. Ao final, os alunos serão capazes de planejar, produzir e editar um texto crítico sobre um filme assistido em sala de aula, utilizando estratégias de escrita adequadas. Para isso, utilize a metodologia ativa Design Thinking, incentivando a empatia e o trabalho em equipe.


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula explicando que os alunos vão aprender a produzir uma resenha crítica de um filme. Você pode iniciar a aula com uma discussão sobre o que caracteriza um bom filme e o que é uma resenha crítica. Para isso, pode usar recursos como quadro branco e giz, para apresentar as informações.

  2. Etapa 2 - Seleção do filme

    Selecione um filme para a turma assistir, que tenha sido previamente escolhido por suas qualidades cinematográficas. Você pode solicitar ajuda dos alunos para escolher o filme ideal.

    Garanta que todos os alunos tenham acesso ao filme, por meio de um DVD ou download, por exemplo.


  3. Etapa 3 - Assistir ao filme

    A turma vai assistir ao filme selecionado. Forneça um roteiro com perguntas para os alunos responderem enquanto assistem ao filme. Caso não seja possível imprimir o roteiro, você pode escrever as perguntas no quadro.

  4. Etapa 4 - Mapa de empatia

    Os alunos vão trabalhar em grupos para criar um mapa de empatia dos personagens do filme. Explique a metodologia do Mapa de Empatia utilizando recursos como papel sulfite e canetas hidrocor. Cada grupo irá preencher os campos: "O que ele pensa e sente?", "Como ele se expressa?", "O que ele faz?", "Como ele percebe o mundo?", "Dores" e "Ganhos".

  5. Etapa 5 - Produção da resenha crítica

    Cada grupo irá utilizar as informações do Mapa de Empatia para produzir uma resenha crítica do filme. Forneça um modelo de estrutura para a resenha crítica. Você pode utilizar roteiro impresso em folhas sulfite, para ajudar os alunos a organizar suas ideias.

  6. Etapa 6 - Revisão e edição

    Os alunos vão revisar e editar suas resenhas críticas. Indique possíveis pontos de ajuste e dê sugestões de melhoria. Incentive a troca de resenhas entre os grupos para que cada um possa revisar a resenha de outro grupo.

  7. Etapa 7 - Apresentação das resenhas

    Cada grupo apresenta sua resenha crítica para a turma. Utilize cartolina e canetas hidrocor, para criar um mural com as resenhas dos alunos. Em seguida, a turma pode discutir os pontos positivos e negativos do filme e das resenhas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer as características de um bom filme e identificar o propósito de uma resenha crítica.
  • Desenvolver a capacidade de análise e empatia por meio do Mapa de Empatia.
  • Desenvolver a habilidade de produzir um texto crítico utilizando informações do Mapa de Empatia.
  • Revisar e editar um texto crítico.
  • Apresentar e debater ideias de forma oral.

Critérios de avaliação

  • Estrutura da resenha crítica;
  • Uso adequado das informações do Mapa de Empatia;
  • Clareza e objetividade na escrita;
  • Revisão e edição do texto;
  • Participação na apresentação oral.

Ações do professor

  • Explicar as etapas do plano de aula e os critérios de avaliação;
  • Selecionar o filme ideal;
  • Explicar a metodologia do Mapa de Empatia;
  • Fornecer orientações para a produção da resenha crítica;
  • Incentivar e orientar a revisão e edição dos textos.

Ações do aluno

  • Assistir ao filme selecionado;
  • Trabalhar em grupo para criar o Mapa de Empatia;
  • Produzir uma resenha crítica do filme;
  • Revisar e editar a resenha crítica;
  • Apresentar a resenha crítica para a turma.