Aula sobre Movie Review Resenha De Filme

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O objetivo principal desta atividade é que os alunos aprendam como escrever uma resenha de filme em inglês. Comece perguntando aos alunos se eles gostam de filmes e quais são seus favoritos. Em seguida, apresente exemplos de resenhas de filmes em inglês e explique a estrutura básica.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Dê um breve resumo do conteúdo da aula e pergunte aos alunos o que eles esperam aprender.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem escolher um filme de sua preferência e assistir em casa. Na aula seguinte, eles devem trazer uma folha com as informações básicas do filme (título, diretor, elenco, sinopse) escritas em inglês.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e permita que discutam sobre as informações que trouxeram.

  4. Etapa 4 - Planejamento

    Os alunos devem planejar o que incluir em sua resenha de filme. Forneça um modelo de resenha com suas partes principais (introdução, sinopse, análise, conclusão).

  5. Etapa 5 - Produção

    Os alunos devem escrever sua resenha de filme em inglês usando o modelo fornecido.

  6. Etapa 6 - Revisão

    Os alunos devem revisar sua resenha com sua ajuda ou de um colega.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos devem compartilhar sua resenha de filme com a turma e discutir o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de escrita em inglês
  • Aprender a estrutura básica de uma resenha de filme em inglês
  • Aprender a revisar e editar seu próprio trabalho

Critérios de avaliação

  • Gramática e vocabulário adequados ao nível dos alunos
  • Estrutura adequada de uma resenha de filme em inglês
  • Clareza e coesão do texto

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de resenhas de filmes em inglês
  • Fornecer um modelo de resenha com sua estrutura básica
  • Revisar e editar o trabalho dos alunos

Ações do aluno

  • Escolher um filme para assistir em casa e pesquisar informações básicas sobre ele em inglês
  • Discutir em grupo as informações que trouxeram
  • Escrever sua resenha de filme em inglês e revisá-la.