Aula sobre Movie Review Resenha De Filme

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O objetivo desta atividade é ensinar os alunos a escreverem sobre filmes, especificamente uma resenha de um filme assistido em sala de aula. Para isso, utilizaremos o método Estudo de Caso, que permite aos alunos criarem uma resenha a partir de um modelo de infográfico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Para iniciar a aula, apresente o tema e objetivo da aula: escrever uma resenha de um filme utilizando um modelo de infográfico. Mostre aos alunos uma resenha de filme em um modelo de infográfico. Explique como essa estrutura pode ajudá-los a organizar suas ideias e produzir uma resenha mais completa e clara. Utilize um filme que a maioria dos alunos já tenha assistido, como "Frozen".

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um modelo de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas pelos alunos com informações sobre o filme assistido em sala de aula.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Divida a turma em grupos e atribua um filme diferente para cada grupo.

  4. Etapa 4 - Preenchimento das lacunas

    Cada grupo deve preencher as lacunas do modelo de infográfico com informações sobre o filme atribuído.

  5. Etapa 5 - Produção do texto

    A partir do modelo preenchido, os alunos devem produzir uma resenha completa do filme assistido utilizando as informações fornecidas no infográfico.

  6. Etapa 6 - Revisão e edição

    Os alunos devem revisar e editar suas resenhas, utilizando os critérios de avaliação apresentados previamente.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua resenha para a turma, incentivando a troca de ideias e sugestões de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular o pensamento crítico e a análise de filmes.
  • Desenvolver a habilidade de produção textual utilizando estratégias de escrita.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Clareza e organização das informações na resenha.
  • Utilização adequada do modelo de infográfico para produzir uma resenha completa.
  • Coesão e coerência textual.
  • Correção gramatical e ortográfica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e objetivo da aula.
  • Apresentar um modelo de infográfico e explicar sua aplicação na produção de resenhas.
  • Atribuir um filme diferente para cada grupo.
  • Apresentar os critérios de avaliação para a produção textual.
  • Estimular a troca de ideias e sugestões entre os alunos durante a apresentação das resenhas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para preencher o modelo de infográfico.
  • Produzir uma resenha completa do filme assistido.
  • Revisar e editar suas resenhas.
  • Apresentar sua resenha para a turma.
  • Colaborar com os colegas durante a apresentação das resenhas.