Aula sobre Movie Review Resenha De Filme

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula trata sobre a produção de uma resenha de filme em inglês, em que os alunos devem ser capazes de analisar e criticar um filme utilizando a língua inglesa. No entanto, para tornar a atividade mais didática e envolvente, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação.

  1. Etapa 1 - – Apresentação do tema e definição de grupos

    Apresente o tema da aula e a metodologia ativa que será utilizada. Forme grupos de até 4 alunos para desenvolverem o jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - – Definição dos subtemas

    Cada grupo irá sortear um subtema relacionado aos filmes, como direção, roteiro, trilha sonora, entre outros. Os grupos devem pesquisar sobre o subtema e elaborar perguntas e ações para serem utilizadas no jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - – Criação do jogo de tabuleiro

    Os grupos vão criar o jogo de tabuleiro, com o uso de papel, cartolina e outros recursos disponíveis. O jogo deve ter 51 casas, sendo que em algumas casas os jogadores vão responder perguntas relacionadas ao subtema do grupo e em outras devem realizar ações específicas.

  4. Etapa 4 - – Teste do jogo de tabuleiro

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos, verificando se as perguntas e ações estão claras e se o jogo é divertido e desafiador.

  5. Etapa 5 - – Produção da resenha de filme

    Após finalizada a criação do jogo de tabuleiro, os grupos assistem a um filme em inglês que você escolheu. Cada grupo deve produzir uma resenha do filme, utilizando os conceitos e subtemas sorteados previamente.

  6. Etapa 6 - – Revisão das resenhas e edição final

    Os grupos vão revisar e editar as resenhas produzidas, aprimorando a gramática e coesão do texto.

  7. Etapa 7 - – Apresentação do jogo de tabuleiro e das resenhas

    Peça que os grupos apresentem suas resenhas e jogam o jogo de tabuleiro criado para a turma. Avalie as resenhas e a participação dos alunos na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de produção de textos em inglês.
  • Estimulação da criatividade e do trabalho em grupo.
  • Aprimoramento da compreensão e análise de filmes em inglês.

Critérios de avaliação

  • Coesão e gramática do texto produzido.
  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Qualidade das perguntas e ações contidas no jogo.
  • Apresentação clara e organizada do jogo de tabuleiro e das resenhas produzidas.
  • Capacidade de análise e crítica do filme em inglês.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e as regras do jogo.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Avaliar e dar feedback sobre as resenhas produzidas pelos alunos.
  • Estimular a participação e interação dos alunos durante toda a atividade.
  • Apresentar exemplos de resenhas em inglês e filmes para análise e estudo.

Ações do aluno

  • Pesquisar e elaborar perguntas e ações para compor o jogo de tabuleiro.
  • Participar ativamente na criação do jogo de tabuleiro.
  • Assistir ao filme em inglês e produzir uma resenha clara e coesa sobre o mesmo.
  • Revisar e editar a resenha produzida, aprimorando sua gramática e coesão.
  • Apresentar o jogo de tabuleiro e a resenha de forma clara e organizada para a turma.