Aula sobre Movie Review Resenha De Filme
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A resenha de filme é uma atividade que procura a produção de um texto crítico sobre um filme assistido. Ela consiste em uma análise sobre diversos aspectos do filme, tais como: enredo, atuação dos atores, trilha sonora, direção, dentre outros. O uso da resenha possibilita que os estudantes desenvolvam a habilidade de produzir textos críticos e argumentativos, contribuindo para o desenvolvimento da sua capacidade de análise e síntese.
Etapa 1 - Introdução
Apesente o tema "Movie Review" e explique a importância de aprender a fazer uma resenha de filme. Guie uma discussão em grupo sobre a importância de assistir filmes e analisar criticamente, para formar opinião sobre o que se assiste e saber expressá-la por meio da escrita.Etapa 2 - Seleção do filme
Apresente uma lista de filmes selecionados previamente. Os alunos escolhem por votação um filme para assistir durante a aula.Etapa 3 - Exibição do filme
Os alunos assistem ao filme com papel e caneta na mão, anotando os pontos positivos e de melhoria observados em cada um dos aspectos: enredo, atuação dos atores, trilha sonora, direção, dentre outros.Etapa 4 - Elaboração do modelo
Mostre o modelo para a Dinâmica 3Qs e explique como ela será aplicada. Os alunos criam seus próprios modelos com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal" para a atividade.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos discutem em grupo suas opiniões sobre o filme. Cada grupo irá apresentar sua resenha para os demais colegas.Etapa 6 - Produção da resenha
Os alunos produzem sua resenha de acordo com o modelo criado anteriormente. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.Etapa 7 - Socialização das resenhas
Cada aluno apresenta sua resenha para a turma. Faça a avaliação conforme os critérios definidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e síntese;
- Estimular o pensamento crítico;
- Desenvolver a capacidade de escrita e argumentação;
- Estimular a criatividade;
- Estimular o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Uso correto do modelo para a Dinâmica 3Qs;
- Clareza na exposição dos pontos positivos e negativos do filme;
- Utilização de linguagem coerente e adequada para um texto crítico;
- Capacidade de argumentação;
- Fidelidade à obra.
Ações do professor
- Planejar a aula com antecedência;
- Selecionar os filmes a serem apresentados;
- Explicar as etapas do processo de resenha para os alunos;
- Acompanhar a produção dos textos;
- Promover a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Assistir ao filme e anotar os pontos a serem avaliados;
- Criar o modelo para a Dinâmica 3Qs;
- Escrever a resenha de acordo com o modelo;
- Participar da discussão em grupo;
- Apresentar a resenha para a turma.