Aula sobre Movie Review Resenha De Filme

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A resenha de filme é uma atividade que procura a produção de um texto crítico sobre um filme assistido. Ela consiste em uma análise sobre diversos aspectos do filme, tais como: enredo, atuação dos atores, trilha sonora, direção, dentre outros. O uso da resenha possibilita que os estudantes desenvolvam a habilidade de produzir textos críticos e argumentativos, contribuindo para o desenvolvimento da sua capacidade de análise e síntese.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apesente o tema "Movie Review" e explique a importância de aprender a fazer uma resenha de filme. Guie uma discussão em grupo sobre a importância de assistir filmes e analisar criticamente, para formar opinião sobre o que se assiste e saber expressá-la por meio da escrita.

  2. Etapa 2 - Seleção do filme

    Apresente uma lista de filmes selecionados previamente. Os alunos escolhem por votação um filme para assistir durante a aula.

  3. Etapa 3 - Exibição do filme

    Os alunos assistem ao filme com papel e caneta na mão, anotando os pontos positivos e de melhoria observados em cada um dos aspectos: enredo, atuação dos atores, trilha sonora, direção, dentre outros.

  4. Etapa 4 - Elaboração do modelo

    Mostre o modelo para a Dinâmica 3Qs e explique como ela será aplicada. Os alunos criam seus próprios modelos com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal" para a atividade.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupo suas opiniões sobre o filme. Cada grupo irá apresentar sua resenha para os demais colegas.

  6. Etapa 6 - Produção da resenha

    Os alunos produzem sua resenha de acordo com o modelo criado anteriormente. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  7. Etapa 7 - Socialização das resenhas

    Cada aluno apresenta sua resenha para a turma. Faça a avaliação conforme os critérios definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e síntese;
  • Estimular o pensamento crítico;
  • Desenvolver a capacidade de escrita e argumentação;
  • Estimular a criatividade;
  • Estimular o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Uso correto do modelo para a Dinâmica 3Qs;
  • Clareza na exposição dos pontos positivos e negativos do filme;
  • Utilização de linguagem coerente e adequada para um texto crítico;
  • Capacidade de argumentação;
  • Fidelidade à obra.

Ações do professor

  • Planejar a aula com antecedência;
  • Selecionar os filmes a serem apresentados;
  • Explicar as etapas do processo de resenha para os alunos;
  • Acompanhar a produção dos textos;
  • Promover a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir ao filme e anotar os pontos a serem avaliados;
  • Criar o modelo para a Dinâmica 3Qs;
  • Escrever a resenha de acordo com o modelo;
  • Participar da discussão em grupo;
  • Apresentar a resenha para a turma.