Movimentos argumentativos

Já parou para pensar que na atualidade não basta pensar, achar algo sobre alguma coisa, é necessário provar. Na aula de Linguagens, vamos analisar os movimentos argumentativos e como eles ocorrem nos textos. Vem comigo!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (2)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Leia o texto e responda à questão.

    “Recentemente, num importante jornal paulista (com alcance nacional) houve um debate intenso contra e a favor, com artigos e livro que mostravam casos específicos vinculados aos séculos de escravidão. Alguns artigos e trechos de livro mostraram que havia mulheres pretas ricas (que compraram suas alforrias) e até eram senhoras de escravos. [...]

    Se os números fossem colocados no texto surgiriam as conclusões simples e óbvias. Esses casos distantes do horror da escravidão realmente aconteceram, há documentação histórica disponível. Foram em larga escala? Não. Foram numericamente insignificantes. Ou seja, muito texto para mostrar exceções raras que dão a impressão de que o horror não aconteceu. Típica estratégica de Górgias (blablazeiro personagem de Platão no livro Górgias, senhor de fala bonita, sem conteúdo, pura retórica, que levava de 7 a 1 de Sócrates).

    Disponível em https://jornal.usp.br/artigos/brasil-75-25-cloroquina-e-terraplanismo-estatistico/ Acesso em 12 nov. 2021.

    O texto discute a falta de indicação estatística a respeito de uma situação incomum sobre a escravidão. Para provar seu ponto de vista o autor

    A) Fez referência a obra de Platão para justificar o fato de não haver dados estatísticos que comprovem a situação incomum sobre a escravidão.

    B) Apresentou a obra de Platão que contrapõe o fato da falta de indicação estatística sobre a situação da escravidão.

    C) Fez referência à obra de Platão que exemplifica o assunto tratado, estratégia argumentativa para comprovar seu posicionamento.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: