Aula sobre Movimentos Da Lua

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os movimentos da Lua são um tema fascinante e presente em nosso cotidiano. A Lua é um dos objetos celestes mais observados pelos seres humanos e influencia diretamente em diversos aspectos da vida na Terra, como as marés. Nesta aula, os alunos serão desafiados a entender como ocorrem as fases da Lua e os eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua, por meio da metodologia ativa Design Sprint. Eles terão a oportunidade de criar um template de design sprint, com 5 etapas, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação e contextualização do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com a vida dos alunos. É importante que os estudantes entendam a importância da Lua para a vida na Terra e como ela influencia diretamente em diversos aspectos do nosso dia a dia.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem entender os conceitos básicos sobre os movimentos da Lua, como as fases da Lua e os eclipses. Utilize recursos visuais, como imagens e vídeos, para auxiliar na compreensão dos estudantes.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem esboçar o template de design sprint, com 5 etapas, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Divida a turma em grupos para que possam colaborar e trocar ideias.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos devem decidir em grupo qual será o foco do seu template de design sprint e quais serão as etapas necessárias para desenvolver o tema. Auxilie na escolha do foco e na definição das etapas.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos devem prototipar o seu template de design sprint, colocando em prática as etapas definidas na etapa anterior. Acompanhe e auxilie os estudantes durante todo o processo.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos devem testar o seu template de design sprint, apresentando-o para a turma e recebendo feedbacks dos colegas. Incentive a troca de ideias e o diálogo entre os estudantes.

  7. Etapa 7 - Sistematização

    Encerre a aula sistematizando os conceitos aprendidos e auxiliando os alunos a fixar o conteúdo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Design Sprint.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e a capacidade de receber e dar feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de entendimento dos conceitos básicos sobre os movimentos da Lua.
  • Qualidade e criatividade do template de design sprint.
  • Capacidade de comunicação oral e de receber e dar feedbacks construtivos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com a vida dos alunos.
  • Auxiliar na definição do foco e das etapas do template de design sprint.
  • Acompanhar e auxiliar os estudantes durante todo o processo.

Ações do aluno

  • Entender os conceitos básicos sobre os movimentos da Lua.
  • Criar um template de design sprint, com 5 etapas, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Testar o seu template de design sprint, apresentando-o para a turma e recebendo feedbacks dos colegas.