Aula sobre Movimentos Da Lua
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os movimentos da Lua são um tema fascinante e presente em nosso cotidiano. A Lua é um dos objetos celestes mais observados pelos seres humanos e influencia diretamente em diversos aspectos da vida na Terra, como as marés. Nesta aula, os alunos serão desafiados a entender como ocorrem as fases da Lua e os eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua, por meio da metodologia ativa Design Sprint. Eles terão a oportunidade de criar um template de design sprint, com 5 etapas, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação e contextualização do tema
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com a vida dos alunos. É importante que os estudantes entendam a importância da Lua para a vida na Terra e como ela influencia diretamente em diversos aspectos do nosso dia a dia.Etapa 2 - Entender
Os alunos devem entender os conceitos básicos sobre os movimentos da Lua, como as fases da Lua e os eclipses. Utilize recursos visuais, como imagens e vídeos, para auxiliar na compreensão dos estudantes.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos devem esboçar o template de design sprint, com 5 etapas, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Divida a turma em grupos para que possam colaborar e trocar ideias.Etapa 4 - Decidir
Os alunos devem decidir em grupo qual será o foco do seu template de design sprint e quais serão as etapas necessárias para desenvolver o tema. Auxilie na escolha do foco e na definição das etapas.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos devem prototipar o seu template de design sprint, colocando em prática as etapas definidas na etapa anterior. Acompanhe e auxilie os estudantes durante todo o processo.Etapa 6 - Testar
Os alunos devem testar o seu template de design sprint, apresentando-o para a turma e recebendo feedbacks dos colegas. Incentive a troca de ideias e o diálogo entre os estudantes.Etapa 7 - Sistematização
Encerre a aula sistematizando os conceitos aprendidos e auxiliando os alunos a fixar o conteúdo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Design Sprint.
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e a capacidade de receber e dar feedbacks construtivos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de entendimento dos conceitos básicos sobre os movimentos da Lua.
- Qualidade e criatividade do template de design sprint.
- Capacidade de comunicação oral e de receber e dar feedbacks construtivos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com a vida dos alunos.
- Auxiliar na definição do foco e das etapas do template de design sprint.
- Acompanhar e auxiliar os estudantes durante todo o processo.
Ações do aluno
- Entender os conceitos básicos sobre os movimentos da Lua.
- Criar um template de design sprint, com 5 etapas, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Testar o seu template de design sprint, apresentando-o para a turma e recebendo feedbacks dos colegas.