Aula sobre Movimentos Da Lua

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O estudo dos movimentos da Lua é fundamental para compreendermos as fases da Lua e os eclipses. Além disso, é um tema muito presente em nosso cotidiano, já que a Lua é um objeto celeste que podemos observar facilmente à noite. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender as necessidades e desafios relacionados ao tema. A partir disso, desenvolverão modelos e observarão a Lua no céu para compreender como ocorrem as fases da Lua e os eclipses.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Movimentos da Lua" e explicando a importância do estudo desse tema para compreendermos as fases da Lua e os eclipses. Mostre algumas crenças populares sobre as fases da lua, como “se cortar o cabelo na lua crescente, ele crescerá mais rápido. “

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos, em grupos, criarão um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos", com o objetivo de entender as necessidades e desafios relacionados ao tema.

  3. Etapa 3 - Construção de modelos

    A partir do mapa de empatia, os alunos construirão modelos que representem a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

  4. Etapa 4 - Observação da Lua no céu

    Os alunos observarão a Lua no céu e identificarão as fases da Lua, relacionando-as com os modelos construídos na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos apresentarão seus modelos e discutirão as diferentes formas de representar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses.

  6. Etapa 6 - Justificativa das fases da Lua e dos eclipses

    Os alunos, individualmente, justificarão a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça umbreve resumo da aula e incentivará os alunos a continuarem observando a Lua no céu.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
  • Estimular a criatividade e a colaboração por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Promover a observação e a análise crítica do ambiente natural.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de compreender e explicar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses.
  • Qualidade da construção dos modelos e da observação da Lua no céu.
  • Participação e colaboração na discussão em grupo.
  • Coerência e clareza na justificativa das fases da Lua e dos eclipses.
  • Participação e engajamento durante toda a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na construção dos modelos.
  • Estimular a observação da Lua no céu e a análise crítica dos modelos construídos.
  • Promover a discussão em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Fazer um resumo da aula e incentivar a continuação da observação da Lua no céu.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia para entender as necessidades e desafios relacionados ao tema.
  • Construir modelos que representem a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses.
  • Observar a Lua no céu e identificar as fases da Lua.
  • Participar da discussão em grupo e apresentar seus modelos.
  • Justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.