Aula sobre Movimentos Da Lua

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os movimentos da Lua são um tema interessante e importante para o estudo das Ciências, pois nos ajudam a entender melhor o nosso sistema solar. A Lua é um dos corpos celestes mais próximos da Terra e sua observação é facilmente acessível, tornando-se um objeto de fascínio para muitas pessoas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as fases da Lua e os eclipses, compreendendo como esses fenômenos ocorrem com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com os conceitos abordados.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema dos movimentos da Lua e explique a importância do seu estudo. Os alunos podem ser convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre as fases da Lua

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre as fases da Lua. Eles deverão criar um mapa de registro com os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de justificar as fases da Lua por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Com base nas informações coletadas, os alunos deverão criar um jogo que envolva os conceitos das fases da Lua e os eclipses. Eles deverão pensar em desafios, recompensas e níveis para tornar o jogo mais engajador.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma, explicando como funciona e como os conceitos das fases da Lua foram aplicados.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre os eclipses

    Explique sobre os eclipses e como eles ocorrem. Leve algumas imagens de um eclipse total, parcial e anular e peça para eles identificarem. Os alunos serão convidados a compartilhar o que sabem sobre o assunto e a discutir como os conceitos das fases da Lua se relacionam com os eclipses.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos irão simular um eclipse utilizando uma bola de gude e uma lanterna, compreendendo como os eclipses ocorrem com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, perguntando aos alunos o que aprenderam e como a metodologia Gamificação contribuiu para o seu aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de um jogo que envolva os conceitos das fases da Lua.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e engajada dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de registro e do jogo criado pelos alunos.
  • Compreensão dos conceitos das fases da Lua e dos eclipses.

Ações do professor

  • Introduzir o tema dos movimentos da Lua de forma clara e objetiva.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do jogo.
  • Conduzir a discussão sobre os eclipses e a atividade prática de simulação de um eclipse.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisa sobre as fases da Lua e aplicá-las na criação do jogo.
  • Trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.