Aula sobre Movimentos Da Lua

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O estudo dos movimentos da Lua é uma parte importante do currículo de Ciências do ensino fundamental. A Lua é um objeto celeste que pode ser facilmente observado a olho nu e seu movimento tem influência direta sobre a Terra, afetando as marés e os ciclos de plantio e colheita. Além disso, a Lua apresenta fases distintas, que são causadas por sua posição em relação ao Sol e à Terra. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os movimentos da Lua e como eles influenciam as fases da Lua e os eclipses, por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, que ajudará a desenvolver a habilidade de justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve revisão dos conceitos básicos sobre o movimento da Terra e sua relação com o movimento da Lua. Em seguida, apresente o tema da aula e explique como a metodologia MDC será aplicada.

  2. Etapa 2 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas e receberão uma lista de perguntas relacionadas ao tema da aula. Cada grupo terá 10 minutos para discutir e chegar a um consenso sobre as respostas para as perguntas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas respostas para as perguntas e discutir com a turma as diferentes perspectivas e opiniões.

  4. Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação

    Os alunos, em conjunto com o professor, irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a habilidade de justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses.

  5. Etapa 5 - Aplicação do template

    Os alunos irão utilizar o template de avaliação para avaliar o próprio trabalho e o trabalho dos colegas em relação à habilidade de justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve síntese dos principais pontos abordados na aula e destaque a importância do estudo dos movimentos da Lua.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de justificar por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses.
  • Estimular a cooperação e o diálogo entre os alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de participação ativa no debate em grupo.
  • Qualidade das respostas apresentadas pelos grupos.
  • Habilidade de construir e aplicar um template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate em grupo.
  • Auxiliar os alunos na elaboração do template de avaliação por rúbrica.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Elaborar o template de avaliação por rúbrica.
  • Utilizar o template de avaliação para avaliar o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.