Aula sobre Movimentos Da Lua

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Lua é um corpo celeste fascinante e cheio de mistérios. Seu movimento ao redor da Terra é responsável pelas fases da Lua e pelos eclipses. Esses fenômenos são importantes para a compreensão do universo e para a navegação. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre os movimentos da Lua e como eles influenciam a ocorrência das fases e dos eclipses. A metodologia utilizada será a rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e trabalharão em atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula fazendo uma breve introdução sobre o movimento da Lua e sua importância para a compreensão do universo. Ele pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Fases da Lua

    Nesta estação, os alunos construirão um modelo da Lua e do Sol para entender como ocorrem as fases da Lua. Eles também poderão observar a Lua em diferentes fases e identificar suas características.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Eclipses

    Nesta estação, os alunos construirão um modelo para entender como ocorrem os eclipses. Eles também poderão observar imagens e vídeos para compreender melhor esse fenômeno.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Movimento da Lua

    Nesta estação, os alunos farão uma atividade para entender como ocorre o movimento da Lua ao redor da Terra e como esse movimento influencia as fases e os eclipses.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Na última etapa, os alunos se reunirão em grupo para discutir o que aprenderam em cada estação. Eles também poderão compartilhar suas dúvidas e curiosidades sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Utilize como avaliação as atividades realizadas durante o circuito: Quiz, cruzadinha; caça palavras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo universo.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e de cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses.
  • Cooperação e trabalho em equipe.
  • Identificação das características das diferentes fases da Lua.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar as atividades em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Promover a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas.
  • Identificar as características das diferentes fases da Lua.