Aula sobre Movimentos Da Lua

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O movimento da Lua é um assunto fascinante e presente em nosso cotidiano. A Lua é o satélite natural da Terra e, assim como nosso planeta, ela também realiza movimentos. Durante a aula, os alunos irão aprender sobre os movimentos da Lua e como eles influenciam as fases da Lua e os eclipses. Os alunos poderão aplicar esse conhecimento em diversas situações, como em suas observações noturnas e na compreensão de fenômenos astronômicos. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão a oportunidade de construir e aplicar o conhecimento de forma colaborativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema, contextualizando-o e mostrando sua relevância. Em seguida, os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre os movimentos da Lua e como eles influenciam as fases da Lua e os eclipses.

  2. Etapa 2 - Construção de modelos

    Os alunos deverão construir modelos tridimensionais da Terra, Lua e Sol, identificando suas posições relativas e como elas influenciam as fases da Lua e os eclipses.

  3. Etapa 3 - Observação da Lua

    Os alunos deverão observar a Lua no céu durante uma semana, registrando suas fases e anotando as posições relativas da Terra, Lua e Sol em cada dia.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Os alunos deverão compartilhar suas observações e modelos, justificando a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupos sobre as observações e modelos construídos, trocando ideias e sugestões para aprimorar o conhecimento.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Encerre a aula com uma revisão do conteúdo e uma discussão sobre a importância do conhecimento adquirido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica.
  • Estimular a criatividade e a construção de modelos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
  • Compreender a relação entre os movimentos da Lua e as fases da Lua e os eclipses.
  • Aprender a justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

Critérios de avaliação

  • Construção do modelo tridimensional da Terra, Lua e Sol.
  • Observação e registro das fases da Lua.
  • Participação na Dinâmica dos 3 Qs e justificativa das posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Comunicação clara e objetiva das ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na construção dos modelos e na observação da Lua.
  • Estimular a participação dos alunos na Dinâmica dos 3 Qs e na discussão em grupo.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo e estimulante.
  • Encerrar a aula com uma revisão do conteúdo e uma discussão sobre a importância do conhecimento adquirido.

Ações do aluno

  • Construir modelos tridimensionais da Terra, Lua e Sol.
  • Observar e registrar as fases da Lua durante uma semana.
  • Participar da Dinâmica dos 3 Qs e justificar as posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
  • Participar da discussão em grupo, trocando ideias e sugestões.
  • Comunicar claramente suas ideias e conclusões.