Aula sobre Movimentos Da Terra Rotacao E Translacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Nesta aula vamos aprender sobre os movimentos da Terra, rotação e translação, e como eles influenciam o nosso dia a dia. Vamos entender como a rotação do planeta Terra é responsável pela alternância entre dia e noite, e como a translação é responsável pelas estações do ano. Vamos aplicar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos irão criar um diário de bordo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância dos movimentos da Terra.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e criação do diário de bordo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Diário de Bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo com as informações do tema pesquisado.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir e pesquisar sobre o tema, que pode ser a influência dos movimentos da Terra para a produção agrícola. Para isso, devem utilizar livros didáticos e recursos digitais.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma, expondo as suas conclusões sobre os movimentos da Terra e as suas implicações na vida do planeta.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Cada grupo irá realizar uma atividade prática em que irão simular os movimentos da Terra, utilizando uma bola e uma lanterna.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    O professor irá promover uma discussão final sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e tirando dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos."
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo.
  • Participação na atividade prática.
  • Clareza e objetividade na apresentação do diário de bordo.
  • Participação na discussão final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância dos movimentos da Terra.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Promover a atividade prática.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão final.
  • Avaliar os alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar um diário de bordo com qualidade.
  • Participar da atividade prática.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão final.