Aula sobre Movimentos Da Terra Rotacao E Translacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os movimentos da Terra são fundamentais para entendermos diversos fenômenos naturais, como o dia e a noite, as estações do ano e os padrões climáticos. A rotação da Terra, que é o movimento que ela faz em torno do próprio eixo, é responsável pela alternância entre dia e noite. Já a translação, que é o movimento que a Terra faz em torno do Sol, é responsável pelas estações do ano. É importante que os alunos compreendam esses movimentos para entender melhor o mundo em que vivem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique brevemente os movimentos da Terra. Em seguida, apresente o projeto para os alunos.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas. Cada grupo escolherá um líder que será responsável por organizar o trabalho.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre os movimentos da Terra. Eles poderão utilizar livros didáticos, enciclopédias ou recursos digitais disponíveis em sala de aula.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação

    Cada grupo criará um modelo de avaliação por pares contendo os seguintes critérios: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará o seu modelo de avaliação e explicará como ele funciona. Os outros grupos farão perguntas e darão sugestões para aprimorá-lo.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Cada grupo avaliará o trabalho dos outros utilizando o modelo criado por eles mesmos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor fará um breve resumo da aula e reforçará a importância dos movimentos da Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia.
  • Orientar os alunos durante a criação do modelo de avaliação.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os movimentos da Terra.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar o modelo e avaliar o trabalho dos outros grupos.
  • Participar ativamente da aula e colaborar com os colegas.