Aula sobre Movimentos Da Terra Rotacao E Translacao
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta aula, vamos aprender sobre os movimentos da Terra: rotação e translação. Esses movimentos são fundamentais para entendermos as estações do ano, o clima e a circulação geral da atmosfera. Para contextualizar o assunto, podemos observar como a posição do Sol no céu muda ao longo do dia e como as sombras se movem. Além disso, podemos pensar em como o clima muda de acordo com a época do ano. Na aula de hoje, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para criar um mapa conceitual sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema de forma clara e objetiva, explicando os conceitos de rotação e translação e sua relação com as estações do ano, o clima e a circulação geral da atmosfera. Você pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar o tema.Etapa 2 - Formação dos grupos
O professor deve formar grupos de 4 a 5 alunos e explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os grupos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. O professor deve incentivar a participação e estimular a reflexão sobre o tema.Etapa 5 - Discussão
Após as apresentações, os grupos devem discutir em conjunto sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais.Etapa 6 - Síntese
O professor deve fazer uma síntese da aula, destacando os principais pontos abordados pelos grupos e reforçando a importância dos movimentos da Terra para entendermos o clima e a circulação geral da atmosfera.Etapa 7 - Avaliação
O professor deve avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos e dar feedbacks individuais e coletivos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
- Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Clareza e organização do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Compreensão dos conceitos de rotação e translação e sua relação com o clima e a circulação geral da atmosfera.
- Cooperação e colaboração com os colegas de grupo.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o tema.
- Circular pela sala de aula para auxiliar os grupos e tirar dúvidas.
- Mediar a discussão em grupo.
- Dar feedbacks individuais e coletivos.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
- Cooperar e colaborar com os colegas de grupo.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Demonstrar compreensão dos conceitos de rotação e translação e sua relação com o clima e a circulação geral da atmosfera.
- Refletir criticamente sobre o tema.