Aula sobre Movimentos Da Terra Rotacao E Translacao
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os movimentos da Terra são fundamentais para entendermos muitos fenômenos naturais que ocorrem em nosso planeta, como as estações do ano, a duração do dia e da noite, entre outros. Nesta aula, vamos aprender sobre os movimentos de rotação e translação da Terra e como eles influenciam a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint. Ela envolve a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, tornando a aula mais dinâmica e interessante.
Etapa 1 - Entender
Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que são os movimentos de rotação e translação da Terra, e como eles influenciam a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo deve fazer um esboço sobre os movimentos de rotação e translação da Terra em uma folha de papel. Eles deverão desenhar a Terra e indicar as direções dos movimentos.Etapa 4 - Decidir
Cada grupo apresentará seu esboço para a turma, e juntos decidirão qual é o melhor desenho para representar os movimentos da Terra.Etapa 5 - Prototipar
Com o desenho escolhido, os alunos irão construir um modelo em material disponível, representando a Terra e seus movimentosEtapa 6 - Testar
Os alunos farão uma apresentação para a turma, explicando como funciona o movimento de rotação e translação da Terra, e como eles influenciam a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.Etapa 7 - Conclusão
Ao final das apresentações, o professor fará uma discussão sobre as informações apresentadas enfatizando como os estudos dos movimentos da Terra são fundamentais para entendermos muitos fenômenos naturais que ocorrem em nosso planeta.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em explicar os movimentos de rotação e translação da Terra.
- Qualidade do modelo em argila construído pelos alunos.
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
Ações do professor
- Fazer uma introdução clara e objetiva sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
- Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
- Apresentar com clareza e objetividade o modelo em argila construído.