Aula sobre Movimentos Da Terra Rotacao E Translacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os movimentos da Terra são fundamentais para entendermos como ocorrem os dias, as noites, as estações do ano, e até mesmo os fenômenos climáticos. A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma e é responsável pela sucessão dos dias e noites. Já a translação é o movimento que a Terra realiza ao redor do Sol, e é responsável pelas estações do ano. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são os movimentos da Terra e para que servem. Em seguida, explique brevemente o que são a rotação e a translação e como elas afetam a vida na Terra.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em 3 grupos. Cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Rotação

    Nesta estação os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a rotação da Terra e responderão a um questionário sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Translação

    Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a translação da Terra e responderão a um questionário sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as estações, os alunos se reunirão para discutir o que aprenderam e como os movimentos de rotação e translação afetam a vida na Terra.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    O professor encerra a aula e faz uma síntese do que foi aprendido sobre os movimentos da Terra e como isso afeta a nossa vida no dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos."
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de buscar informações e conhecimentos por meio de diferentes fontes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos alunos sobre os movimentos da Terra e suas implicações.
  • Habilidade dos alunos em apresentar exemplos práticos sobre como os movimentos da Terra afetam a vida na Terra.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os conceitos de rotação e translação.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Assistir aos vídeos explicativos e responder aos questionários.
  • Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
  • Apresentar exemplos práticos sobre como os movimentos da Terra afetam a vida na Terra.