Aula sobre Movimentos Da Terra Rotacao E Translacao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "Movimentos da Terra: rotação e translação" é fundamental para entendermos como funciona o nosso planeta e como ele se relaciona com o universo. Os movimentos da Terra são responsáveis por diversas mudanças que ocorrem em nosso planeta, como as estações do ano, o dia e a noite, e até mesmo os padrões climáticos. É importante que os estudantes compreendam esses movimentos e como eles afetam a vida na Terra.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a importância dos movimentos da Terra.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
O professor deve disponibilizar um texto e um vídeo sobre os movimentos da Terra. Eles devem fazer anotações e levar na aula seguinte.Etapa 3 - Atividade em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Eles terão que pesquisar sobre rotação e translação da Terra e criar um infográfico ou um cartaz explicando os movimentos e suas consequências na vida na Terra.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo apresentará seu infográfico ou cartaz para a turma. O professor irá mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade com seus comentários e sugestões.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos irão discutir as avaliações e sugestões de melhoria da atividade.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá fazer uma breve conclusão sobre a aula e reforçar a importância dos movimentos da Terra.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever sobre os movimentos da Terra e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a reflexão crítica dos alunos sobre a atividade e sua própria aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade na criação do infográfico ou cartaz.
- Participação e colaboração no trabalho em grupo.
- Qualidade das avaliações e sugestões na Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar sua importância.
- Mediar a discussão durante as apresentações dos grupos.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos durante a Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre rotação e translação da Terra.
- Criar um infográfico ou cartaz explicando os movimentos.
- Participar da Dinâmica dos 3 Qs e discutir as avaliações e sugestões em grupo.