Aula sobre Movimentos Da Terra Rotacao E Translacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Movimentos da Terra: rotação e translação" é fundamental para entendermos como funciona o nosso planeta e como ele se relaciona com o universo. Os movimentos da Terra são responsáveis por diversas mudanças que ocorrem em nosso planeta, como as estações do ano, o dia e a noite, e até mesmo os padrões climáticos. É importante que os estudantes compreendam esses movimentos e como eles afetam a vida na Terra.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância dos movimentos da Terra.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    O professor deve disponibilizar um texto e um vídeo sobre os movimentos da Terra. Eles devem fazer anotações e levar na aula seguinte.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Eles terão que pesquisar sobre rotação e translação da Terra e criar um infográfico ou um cartaz explicando os movimentos e suas consequências na vida na Terra.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu infográfico ou cartaz para a turma. O professor irá mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade com seus comentários e sugestões.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as avaliações e sugestões de melhoria da atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma breve conclusão sobre a aula e reforçar a importância dos movimentos da Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever sobre os movimentos da Terra e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão crítica dos alunos sobre a atividade e sua própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do infográfico ou cartaz.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.
  • Qualidade das avaliações e sugestões na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar sua importância.
  • Mediar a discussão durante as apresentações dos grupos.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos durante a Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre rotação e translação da Terra.
  • Criar um infográfico ou cartaz explicando os movimentos.
  • Participar da Dinâmica dos 3 Qs e discutir as avaliações e sugestões em grupo.