Aula sobre Movimentos Da Terra

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os movimentos da Terra são fundamentais para compreendermos diversos fenômenos naturais, como a ocorrência das estações do ano. Além disto, os movimentos têm consequências para nosso dia a dia e impactam a sociedade há milhares de anos. É importante que os alunos compreendam o reflexo destes movimentos em fenômenos do nosso cotidiano. Nesta aula, vamos trabalhar com a representação dos movimentos de rotação e translação da Terra, além de analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Contextualize o tema, explicando a importância dos movimentos da Terra e como eles influenciam no nosso cotidiano. Em paralelo, pergunte aos alunos suas percepções, experiências e conhecimentos prévios sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos. Em seguida, explique a atividade proposta.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Proponha uma situação-problema para os alunos, como, por exemplo: "Imagine que você está em uma viagem de férias e percebe que as estações do ano estão diferentes do que você está acostumado(a) em sua cidade. Como você explicaria essa diferença?" Os alunos devem discutir em grupos e pensar em possíveis explicações e soluções para o problema.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Para responder o problema, os alunos devem pesquisar sobre os movimentos de rotação e translação da Terra, bem como a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita. Eles podem utilizar livros didáticos, materiais digitais ou outros recursos disponíveis.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados da pesquisa

    Cada grupo irá apresentar os resultados de sua pesquisa e as possíveis explicações para a situação-problema proposta na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Em seguida, devem preencher e fornecer feedback ao professor.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi aprendido na aula, destacando os principais pontos. Abra espaço e estimule a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a compreensão dos movimentos de rotação e translação da Terra;
  • Analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o seu aprendizado;
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Qualidade da pesquisa realizada;
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados;
  • Criatividade na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Qualidade do feedback fornecido ao professor.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema;
  • Propor uma situação-problema para os alunos;
  • Orientar e avaliar a pesquisa realizada pelos alunos;
  • Estimular a criação do template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Propor desafios para que os alunos possam continuar explorando o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na discussão em grupo;
  • Realizar a pesquisa de forma objetiva e clara;
  • Criar um template da Dinâmica dos 3 Qs criativo e funcional;
  • Avaliar o seu aprendizado utilizando o template criado;
  • Propor soluções criativas para os desafios propostos pelo professor.