Aula sobre Movimentos Da Terra
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O tema "Movimentos da Terra" é muito importante para entendermos como o nosso planeta funciona e como os fenômenos naturais acontecem. Através do estudo dos movimentos de rotação e translação da Terra, podemos compreender a ocorrência das estações do ano, os dias e as noites, além de outros fenômenos naturais. Nesta aula, os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus tópicos. Dessa forma, os alunos serão protagonistas de seu próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades de pesquisa, organização e análise de informações.
Etapa 1 - Check-in
Explique aos alunos como funciona o template de registro de aprendizagem e como eles devem utilizar durante a aula. Oriente os alunos a preencherem o campo de Check-in, registrando o que já sabem sobre o tema "Movimentos da Terra".Etapa 2 - Organização
Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre os movimentos de rotação e translação da Terra, utilizando livros, sites e outros materiais disponíveis. Os principais pontos devem ser anotados.Etapa 4 - Mão na massa
Os alunos devem produzir um mapa conceitual com as informações pesquisadasEtapa 5 - Apresentação
Os alunos devem apresentar o mapa conceitual produzido. Estimule a participação de todos na discussãoEtapa 6 - Check-out
Os alunos devem preencher o campo de Check-out em seu template de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam sobre o tema "Movimentos da Terra", quais foram as principais dúvidas durante a aula e como poderiam aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.Etapa 7 - Conclusão
Faça um breve resumo sobre os principais conceitos aprendidos na aula e estimule a participação dos alunos através do compartilhamento das informações preenchidas no campo de Check-out.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações dos alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem.
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e cooperação.
- Compreender como os movimentos da Terra influenciam na ocorrência das estações do ano.
Critérios de avaliação
- Qualidade do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Cooperação e trabalho em equipe.
- Preenchimento adequado do template de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia utilizada na aula.
- Fornecer materiais de pesquisa para os alunos.
- Fornecer feedback aos alunos sobre a aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem.
Ações do aluno
- Preencher adequadamente o template de registro de aprendizagem.
- Realizar a pesquisa em grupo e criar um modelo tridimensional da Terra.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Cooperar e trabalhar em equipe com os colegas.