Aula sobre Movimentos Da Terra

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Movimentos da Terra" é muito importante para entendermos como o planeta se comporta em relação ao Sol e como isso influencia em nosso cotidiano. Por exemplo, a translação junto a inclinação do eixo de rotação da Terra é responsável pelas estações do ano, e entender esse fenômeno é fundamental para compreendermos a variação de clima em diferentes épocas do ano. Nessa aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, em que os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça breve introdução sobre o tema, explicando a importância do estudo dos movimentos da Terra e como isso afeta nosso cotidiano. Para isso, utilize perguntas como “Como as estações do ano acontecem?” para estimular a participação dos alunos.

  2. Etapa 2 -

    Divida a turma em três grupos e explique a metodologia "Rotação por Estações". Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. As atividades propostas para cada estação são:

    Estação 1 - Representando os movimentos da Terra

    Nessa estação, os alunos devem criar um modelo tridimensional da Terra, representando os movimentos de rotação e translação. Eles podem utilizar materiais como argila, papel machê ou massinha de modelar para criar o modelo. O objetivo é que os estudantes compreendam como os movimentos da Terra ocorrem e como eles influenciam em diferentes fenômenos naturais.

    Estação 2 - Analisando as estações do ano

    Nessa estação, os alunos irão trabalhar com um mapa-mundi e um globo terrestre. Eles devem analisar a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita e como isso influencia na ocorrência das estações do ano em diferentes hemisférios. O objetivo é que os estudantes compreendam como a inclinação do eixo de rotação da Terra influencia em diferentes fenômenos naturais.

    Estação 3 - Observando o céu

    Nessa estação, os alunos irão observar o céu e identificar diferentes fenômenos como o movimento das estrelas, das constelações e dos planetas. Eles também poderão utilizar um planetário digital para simular o movimento da Terra em relação ao Sol. O objetivo é que os estudantes compreendam como o estudo dos movimentos da Terra é importante para a astronomia.


  3. Etapa 3 - Discussão

    Ao final das estações, peça para os alunos refletirem e discutirem em grupos o aprendido. Eles devem produzir um desenho que sintetize o observado das estações

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma roda de conversa para uma breve discussão sobre as atividades realizadas. O professor deve incentivar os estudantes a compartilharem suas aprendizagens e a tirarem dúvidas sobre os movimentos da Terra.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Avalie os alunos e grupos conforme os critérios pré-estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de representar os movimentos de rotação e translação da Terra.
  • Analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano.
  • Compreender como o estudo dos movimentos da Terra é importante para a astronomia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos alunos sobre os movimentos da Terra e sua relação com os fenômenos naturais.
  • Habilidade dos alunos em criar modelos tridimensionais da Terra e representar seus movimentos.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a curiosidade e a criatividade dos alunos na criação dos modelos tridimensionais da Terra.
  • Tirar dúvidas e oferecer suporte aos alunos durante as atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar modelos tridimensionais da Terra e representar seus movimentos.
  • Compartilhar suas aprendizagens e tirar dúvidas durante as discussões finais.