Aula sobre Movimentos Da Terra

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Movimentos da Terra" é importante para entendermos como ocorrem as estações do ano, além de explicar como a Terra se movimenta no espaço. Esse conhecimento é fundamental para a compreensão de vários fenômenos naturais e para a navegação, por exemplo. Nessa aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos devem criar um mapa conceitual para aprofundar o tema. Para contextualizar o assunto, podemos citar como exemplo a observação do céu noturno, que nos permite ver as estrelas se movimentando no céu e a Lua mudando de posição.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Previamente a aula, peça para os alunos assistirem um vídeo, lerem o capítulo do livro ou lerem uma reportagem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    Faça uma introdução ao tema "Movimentos da Terra". Estimule a participação dos alunos com comentários sobre a atividade realizada em casa. Destaque como os movimentos são importantes na compreensão das estações do ano e outros fenômenos naturais.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Se houver na sua escola, você pode utilizar um globo terrestre para simular a rotação e translação da Terra. Caso não tenha, você pode convidar os alunos para simularem os movimentos, colocando cada aluno para interpretar um astro (Sol, Lua, Terra) e os movimentos que realizam.


  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Divida a turma em grupos de quatro alunos. Os estudantes devem criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias. Você pode fornecer um modelo de mapa conceitual para ajudar na organização das informações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupo sobre as informações contidas em seus mapas conceituais e compartilham com a turma, suas ideias e descobertas.

  6. Etapa 6 - Reflexão e conclusão

    Faça uma roda de conversa e estimule a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam durante a aula e como o mapa conceitual os ajudou a organizar as informações. Faça uma conclusão sobre o tema e como ele pode ser aplicado no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de representação dos movimentos da Terra.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de mapas conceituais.
  • Fomentar a reflexão e a discussão em grupo sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades propostas de estudo (Sala de Aula invertida).
  • Organização e clareza do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Registros realizados durante as atividades propostas.

Ações do professor

  • Fornecer um modelo de mapa conceitual para ajudar os alunos a organizar as informações.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar os movimentos da Terra.
  • Estimular a reflexão e a discussão em grupo sobre o tema.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual para aprofundar o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar os movimentos da Terra.